02/02/2023 - 17:29 | última atualização em 03/02/2023 - 21:41

Conselho Consultivo da OABRJ realiza sua primeira reunião em 2023

Encontro, que antecedeu primeira sessão do Conselho Pleno no ano, abordou defesa da democracia

Felipe Benjamin

O Conselho Consultivo da OABRJ, formado por um grupo de expoentes da advocacia, retomou seus trabalhos e realizou seu primeiro encontro no ano de 2023 nesta quinta-feira, dia 2, na sede da Seccional. O grupo abordou temas relativos à defesa do Estado democrático de Direito e referendou a nota divulgada pela Diretoria Nacional da Ordem, o Conselho Pleno da OAB e o Colégio dos Presidentes de Seccionais, condenando veementemente a invasão dos prédios públicos e os ataques desferidos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O Conselho também discutiu possíveis atuações do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) contra advogados apoiadores e participantes de atos que atentem contra a democracia, além de ter determinado que os encaminhamentos já feitos à Presidência voltarão à apreciação do conselho com despacho presidencial nos próximos encontros.

Participaram do encontro o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão, e o secretário geral do Conselho Consultivo e diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro. Entre os integrantes do Conselho participaram o coordenador, João Batista Lousada Camara, e os membros do grupo Marcos Bruno e Humberto Jansen.

Após o encontro, a Seccional realizou a primeira sessão de seu Conselho Pleno, no Plenário Evandro Lins e Silva, sob o comando do presidente Luciano Bandeira. Veja as fotos no carrossel.