30/06/2022 - 16:14 | última atualização em 30/06/2022 - 16:40

Conselho Federal quer estruturar ouvidorias das seccionais

Ouvidoria da Mulher é tema de intensas discussões em encontro nacional

Felipe Benjamin

No II Colégio de Ouvidores da OAB na gestão 2022/2025, encontro realizado de maneira virtual nesta quarta-feira, dia 29, a Ouvidoria- Geral do Conselho Federal da Ordem anunciou que recomendará a todas as seccionais que garantam estrutura necessária para o bom funcionamento das ouvidorias. Entre as sugestões estão a contratação de funcionários de acordo com o número de inscritos de cada seccional, sendo duas contratações para seccionais com até 10 mil inscritos, três para aquelas com um número entre 10 mil e 100 mil inscritos, e quatro para as que contam com mais de 100 mil inscritos.

O ouvidor-geral da OABRJ, Carlos Henrique de Carvalho, se manifestou acerca da importância da efetiva estruturação das ouvidorias como instrumentos de gestão e acolhimento das demandas da advocacia e da sociedade.

“É vital que a Ordem tenha sua Ouvidoria com equipe especializada e estrutura compatível com seu papel estratégico de atendimento humanizado da advocacia e da sociedade, como prevê nosso Estatuto", afirmou. "O Colégio Nacional de Ouvidores demonstrou que o Conselho Federal da OAB está empenhado em garantir um padrão mínimo no funcionamento das Ouvidorias das seccionais. Por aqui, temos a sorte de poder dizer que recebemos todo o apoio necessário do presidente Luciano Bandeira.”

Carlos Henrique também destacou as discussões sobre a implementação de Ouvidorias da Mulher nas estruturas das seccionais.

"A Ouvidoria da Mulher é instrumento fundamental para nós. As violências cometidas contra as mulheres devem ter tratamento diferenciado, específico. Vamos conversar com a nossa Comissão OAB Mulher para obter o atendimento ideal a essas demandas".

A abertura do evento ficou a cargo do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e da secretária-geral da Ordem, Sayuri Otoni. Temas como a criação do Quadro de Ouvidores e o treinamento anual aos ouvidores visando o aperfeiçoamento das suas habilidades e funções também foram debatidos, assim como as sugestões de trabalho e cooperação entre as ouvidorias, um dos principais destaques do I Colégio, realizado em Brasília, no mês de abril.

Leia a Carta do II Colégio Nacional de Ouvidores, elaborada ao final do encontro.