27/03/2008 - 16:06

Conselho Federal: renovação do CNJ moderniza o Poder Judiciário

Do Jornal do Commercio

27/03/2008 - A presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Carpi da Rocha, afirmou ontem que a renovação por que passa, agora, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) caracteriza a esperança de que se perpetue por muito tempo o trabalho tão importante desempenhado por este Conselho, de fazer as políticas públicas de modernização do Poder Judiciário.

A afirmação foi feita após participar da cerimônia de posse de Gilmar Mendes no cargo de presidente do CNJ, e do advogado Marcelo Rossi Nobre, no cargo de conselheiro.

Na ocasião, Cléa reafirmou a parceria da OAB - que tem dois representantes entre os conselheiros e cujo presidente nacional tem assento no CNJ - no importante propósito desempenhado pelo Conselho. A presidente em exercício da OAB destacou a atuação da ministra Ellen Gracie à frente do CNJ, lembrando que as raízes profissionais da ministra são ligadas à advocacia gaúcha. Os representantes da advocacia no CNJ são os advogados Paulo Lôbo (AL) e Técio Lins e Silva (RJ).

O ministro Gilmar Mendes, em seu discurso de posse, anunciou uma proposta de racionalização do uso de verbas públicas no Judiciário, afirmou que o Conselho deverá definir regras para a construção de novos prédios da Justiça e que deve trabalhar para garantir a proteção aos direitos humanos e evitar casos vergonhosos, como a prisão de mulheres em celas juntamente com homens.