20/07/2023 - 18:59 | última atualização em 21/07/2023 - 12:49

Conselho Pleno desagrava advogada ofendida por comandante do Corpo de Bombeiros em Maricá

Biah Santiago

Na 24ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Seccional, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 20, os conselheiros desagravaram a advogada Simone Frôfe Giorno, que teve as prerrogativas desrespeitadas e foi insultada durante o exercício profissional pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Maricá Anderson Correa Gomes. A situação, ocorrida em 2019, foi relatada pela secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos.

“É com muito pesar que venho narrar este caso. Vivemos no século XXI e nós, mulheres, ainda somos impedidas em todas as formas de representação”, refletiu.

“A colega estava trabalhando e teve sua honra ofendida pelo comandante dos Bombeiros, que lhe proferiu diversos xingamentos, o que não pode ficar sem punição. Sinta-se abraçada pelas mulheres e pela Ordem”.

A secretária-adjunta da OABRJ lamentou o fato de mulheres advogadas ainda serem sujeitadas a circunstâncias como estas enquanto exercem a profissão: “Mulheres são violentadas e silenciadas diuturnamente em todos os lugares, expostas a todo tipo de ofensa”.

Com posse de conteúdo audiovisual que comprovam os fatos narrados, a desagravada Simone Frôfe declarou a importância de recorrer ao auxílio da Ordem em situações como esta para enfrentar os desrespeitos infligidos por agentes públicos.

“Passei por situações difíceis na minha vida. Estava enfrentando a perda do meu esposo, o jornalista Robson Giorno, assassinado em Maricá na mesma época [2019], e ainda sofri esse desrespeito como profissional”, contou a advogada.

“Em decorrência de tudo o que aconteceu, fico feliz e agradeço à Seccional pelo deferimento do meu pleito em resposta às violações das minhas prerrogativas. Emociona-me todo o apoio e proteção que recebi aqui”.

Após a fala da advogada, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, prestou solidariedade em nome de todo o conselho seccional.

“Solidarizo-me pelos eventos sofridos pela colega. As prerrogativas da advocacia são muito caras para a Ordem e estamos aqui atuando cotidianamente para defender a classe”, disse o presidente.

Em outro momento da reunião do Pleno, Luciano recebeu do presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, um presente simbólico dos 180 anos do IAB em reconhecimento ao apoio institucional da Ordem à entidade-mãe da advocacia.