18/03/2022 - 01:06 | última atualização em 22/03/2022 - 12:09

Conselho Seccional elege listas sêxtuplas do Quinto Constitucional do TJRJ

Clara Passi

O Conselho Pleno da Seccional escolheu - em votação encerrada na madrugada desta sexta-feira, dia 18 - os advogados que compõem as listas sêxtuplas do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Os nomes concorrem a três vagas de desembargador: dois postos foram abertos em função da aposentadoria dos desembargadores Lindolpho Morais Marinho e Antonio Eduardo Ferreira Duarte. O terceiro se deve à Lei 9.354/2021.

Os candidatos se apresentaram na OABRJ individualmente perante os conselheiros e responderam a perguntas da Comissão de Arguição, designada pela Diretoria da Ordem. Após as arguições dos candidatos cuja inscrição foi deferida, houve votação aberta e nominal.

Pela Constituição, uma de cada cinco vagas nas cortes de Justiça é reservada para promotores e advogados. Os nomes escolhidos nesta quinta-feira serão enviados ao colégio de desembargadores do TJRJ para que o tribunal elabore três listas tríplices (uma para cada vaga), que serão, então, remetidas ao governador Cláudio Castro, responsável por nomear os três novos desembargadores oriundos da advocacia.

Veja abaixo as listas com os escolhidos:

Lista sêxtupla para a vaga de Lindolpho Morais Marinho

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Filho