01/11/2023 - 16:32 | última atualização em 01/11/2023 - 16:49

Convênio entre Caarj e Sebrae oferece curso de gestão de escritórios

Ferramenta criada especificamente para a advocacia terá lançamento em novembro

Felipe Benjamin

A presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e discutiu a aplicação de um curso especializado e destinado a ensinar advogados a aperfeiçoarem a gestão de seus escritórios. O encontro, na sede da OABRJ, foi acompanhado pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira.

"O convênio entre a OABRJ/Caixa e o Sebrae oferece uma tentativa de trazer aos pequenos e médios escritórios ferramentas que os auxiliem na gestão, que é algo que não se aprende na faculdade", afirmou Marisa. "Essa forte parceria já existe, assim como o curso específico desenvolvido pelo Sebrae que lançaremos este mês para os advogados".

Participaram do encontro, a diretora-executiva da Caarj, Priscila Nunes; o presidente da Comissão de Recuperação de Ativos em Fraudes Internacionais da OABRJ, Eduardo Bacal; o presidente da Comissão de Pequenos e Médios Escritórios da Seccional, Tiago Cunha, e o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia (IBPEA), Antônio Barça.

"Há alguns anos estamos preparando essa parceria com o Sebrae", afirmou Marcello. "Sem dúvida, é um parceiro que vai criar uma enorme sinergia com a OABRJ porque propaga conhecimento na área de gestão, em que a advocacia ainda é muito carente. Com a retomada das tratativas, a Caarj e a Comissão de Pequenos e Médios Escritórios dão um grande passo para preencher essa lacuna".

Representaram o Sebrae o gerente de Educação, Antônio Carlos Kronemberger; o gerente jurídico, Daniel Gigante; o analista de negócios, Caio Moniz, e a coordenadora da Escola de Negócios do Sebrae Rio, Patrícia Soares.

"Temos uma parceria já formalizada entre OABRJ, Caarj e Sebrae, que inclui ainda a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e ofereceremos formação de gestão para os micro e pequenos escritórios de advocacia, fortalecendo a capacitação, que é o objetivo do Sebrae", afirmou Kronenberg.

"Para que a advocacia supere essa lacuna em sua formação, ela precisa entender processos, estratégias, finanças e gestão de pessoas, e para isso oferecemos um curso de 30 horas autoinstrucional com o que há de mais moderno dentro da educação à distância".

Com lançamento previsto para o mês de novembro, o curso oferecido pelo Sebrae foi celebrado pelo presidente da Comissão de Pequenos e Médios Escritórios, que destacou os ganhos com o desenvolvimento da gestão, especialmente entre os pequenos escritórios.

"A OABRJ precisa se perceber como uma unidade de organização produtiva, e nós advogados precisamos aplicar elementos organizacionais em nossas estruturas. A advocacia não pode ser mercantilizada, mas nada impede que ela seja organizada. Com essa parceria é possível entregar uma instrumentalização para a advocacia - especialmente dos pequenos escritórios, que representam 90% dos escritórios do Rio de Janeiro - desenvolver sua prestação de serviços jurídicos, pensando na organização, mas gerando receita, minorando o custo, e melhorando a qualidade do que é entregue aos jurisdicionados".