04/09/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Convênio entre a Uerj e a OAB/Nova Friburgo garante pós-graduação gratuita para os advogados

Pós-graduação gratuita para os advogados de Nova Friburgo


Do site A Voz da Serra Online

04/09/2008 - Em breve os advogados de Nova Friburgo não precisarão mais ter que viajar a Niterói ou ao Rio de Janeiro para fazer cursos de pós-graduação. Um convênio assinado, recentemente, entre o núcleo local da OAB e a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), garantirá a oferta de cursos de pós-graduação gratuitos em Direito Civil e Direito Constitucional, no campus da Uerj, localizado no bairro Vila Nova.

O convênio foi firmado pelo vice-diretor da Faculdade de Direito da Uerj, Antônio Augusto Madureira de Pinho; o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous; e o presidente da 9ª Subseção, Carlos André Pedrazzi, com a presença de diretores da OAB local e da Uerj.

Nos últimos anos, cerca de 300 advogados de Nova Friburgo se especializaram através dos cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro, promovidos pela empresa VRB, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a OAB.

O presidente da ESA em Nova Friburgo, Jorge Luiz de Souza, aposta na ampliação da parceria com a Uerj para a implantação de novos cursos de especialização na cidade, além da pós em Direito Civil e Constitucional. "Esse convênio com a Uerj é ousado, mas nós queremos mais. Nossa meta é oferecer aos advogados de Nova Friburgo o mestrado no campus local da Uerj", afirmou Jorge Luiz. A pós-graduação no campus local da Uerj terá em média dois anos de duração.

O presidente da OAB local, Carlos André Pedrazzi, lembrou durante a assinatura do acordo o empenho do ex-diretor do campus da Uerj em Nova Friburgo, Juarez Muylaert Filho (falecido há dois meses), que implementou o processo de interiorização da Uerj, aproximando-a da comunidade. "Nova Friburgo é hoje um pólo de qualificação profissional. Agora, com a pós-graduação, certamente sairão daqui profissionais do Direito ainda mais comprometidos com a justiça social", frisou.

Já o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ex-aluno da Uerj, valorizou a busca da entidade por parcerias que colaborem com a reciclagem dos advogados, oferecendo a facilidade de acesso à capacitação ante às exigências do competitivo mercado da advocacia.

Abrir WhatsApp