07/10/2020 - 14:05 | última atualização em 07/10/2020 - 14:05

COMPARTILHE

Conversa descontraída com Lousada Câmara e Siqueira Castro inaugura ‘Projeto Memórias’ no YouTube da OABRJ

Clara Passi

Registrar em vídeo e, assim, ajudar a montar o enorme mosaico que compõe a história da Seccional a partir dos relatos de advogados que a protagonizaram é o objetivo do ‘Projeto Memórias - As lutas democráticas da OABRJ’, transmitido pelo canal da Seccional no YouTube. 

Uma iniciativa da Comissão de Relações Institucionais da OABRJ e do Centro de Documentação e Pesquisa, representados por Marcus Vinícius Cordeiro e Aderson Bussinger, que mediaram o encontro, o projeto foi inaugurado no dia 6 por dois grandes nomes da advocacia fluminense: o ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da casa João Baptista Lousada Camara e o conselheiro federal da OABRJ Carlos Roberto Siqueira Castro. A presidente do IAB, Rita Cortez, participou da mesa de abertura. 

Em duas horas de conversa ao vivo, a conversa fluiu entre histórias saborosas do convívio profissional, institucional e pessoal dos convidados. E não faltou assunto a Lousada Camara, referência nacional do trabalhismo, e a Siqueira Castro, que participou da elaboração da Constituição Federal, sobretudo na lapidação da redação do Artigo 5º, que versa sobre os direitos e garantias individuais. 

“Traremos pessoas que contem histórias sobre como ocorria a participação nas eleições da Ordem ao longo dos anos, relembrando como esse movimento enfeixava os mais diversos grupos organizados da advocacia na sociedade e garantia a renovação dos quadros. As lutas das mulheres para garantir representatividade também será um assunto para as próximas edições do projeto”, adianta Cordeiro, também diretor de Comunicação da OABRJ.

Assista aqui à primeira edição do 'Projeto Memórias - as lutas democráticas da OABRJ':

Abrir WhatsApp