15/03/2009 - 16:06

Coordenadoria dos Direitos do Consumidor da Câmara amplia acesso a seus dados

Do jornal O Globo

15/03/2009 - A Coordenadoria dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal (Codecon) abriu ao público novo modelo de consultas ao seu banco de dados. Agora, é possível checar gratuitamente, por exemplo, o número de queixas recebidas pelo órgão contra determinada empresa.

O ranking das reclamações já está pronto. Este ano, todas as operadoras de telefonia móvel figuram com destaque na lista das campeãs de queixas. A líder é a Oi; a TIM aparece em terceiro; a Vivo, em quarto; e a Claro, na sexta posição.

"O consumidor pode consultar a situação das empresas com as quais pretende negociar, prática semelhante à das lojas, que acionam o SPC e o Serasa para verificar se o cliente é inadimplente", diz a coordenadora do órgão, Marta Menezes.

Em tempos de crise econômica e de mudanças de regras na portabilidade para telefones e em planos de saúde, entre outros setores, Marta e as atendentes da Codecon são as primeiras a constatar os reflexos do arrocho financeiro.

"Deve-se evitar, ao máximo, a tomada de empréstimos. Os juros ainda estão altos, o que encarece o crédito e aumenta o endividamento, como estamos vendo. O consumidor também precisa ter cuidado com a portabilidade. Temos receio de que as operadoras não deem conta do vaivém que afetará o setor", aconselha Marta.

Sem conhecimento prévio da empresa, a assistente social Sandra Cromara, de 55 anos, contratou uma seguradora e, 15 dias depois, instalou kit-gás no automóvel. A contratada pediu R$ 1.500 de endosso, mesmo valor que ela pagou pelo equipamento. Arrependida, tentou desistir, mas a seguradora cobra uma das quatro parcelas do valor total do seguro.

"Não tive alternativa, senão recorrer à Codecon. Das outras três vezes em que vim aqui, meu problema foi resolvido rapidamente, com mais eficiência do que no Procon", contou.

Além de garantir acesso às informações, a Codecon - quarta instituição do gênero criada no país, em 1988 - prepara outras ferramentas para melhorar o serviço, como o convênio que firmará com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por meio do programa, previsto para ser assinado no Dia Internacional do Consumidor, quarta-feira, estagiários de Direito vão trabalhar na coordenadoria e computarão carga horária mínima exigida para que eles se formem.

Entusiasta da Codecon, o presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, promete inaugurar novos pontos de contato entre população e o Legislativo: "O próximo passo é reestruturar a ouvidoria legislativa e o balcão de empregos. Do dia 23 ao dia 27, os funcionários do órgão farão um mutirão no Terminal João Goulart, onde atenderão ao público das 9h às 17h".