18/10/2018 - 15:52 | última atualização em 18/10/2018 - 16:52

COMPARTILHE

CPDA lança obra sobre direitos dos animais no mundo moderno

redação da Tribuna do Advogado

              Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
Foto: Bruno Marins|   Clique para ampliar
A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ realizou, nesta quarta-feira dia 17 de outubro, o lançamento do livro Os direitos dos animais e as novas reflexões no mundo moderno. O evento foi realizado no Plenário Evandro Lins e Silva.
 
“O Direito ambiental vem se transformando no Direito socioambiental, elegendo assim uma preocupação maior não só com o meio ambiente, mas com todos os seres vivos”, disse na abertura o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso. Ele citou o resultado da votação em Petrópolis no dia 7 de outubro, quando além das eleições gerais os moradores da cidade serrana participaram de um plebiscito em que 70% da população decidiu proibir o uso de animais em charretes no município.
 
Um dos autores presentes, Francisco Carrera falou sobre seu artigo no livro. “É importante entender, a ideia de boa convivência com os animais, especialmente os silvestres. Hoje as edificações tomam parte do espaço que era das florestas. Meu artigo trata da inteligência e da sensibilidade desses animais, que fazem uso de pensamento cognitivo ancestral”, disse. Outro autor que participou do lançamento foi Daniel Braga Lourenço. “Em meu texto, trato da questão da experimentação animal, uma questão espinhosa, difícil. A discussão sobre direito dos animais não é nova, mas o tema renasce no século 20 em torno de problemas como esse”, afirmou.
 
Além de Carrera e Braga Lourenço, o evento teve a presença de outros autores da obra, como Bruno Lúcio Moreira Manzolillo, Grace Barros de Sá, Larissa Paciello, Rejane Pimenta Pereira e Ulisses Pessôa. O coordenador geral da obra foi o próprio Velloso, e os organizadores, Cristiane Dupret e Ulisses Pessoa. Andréia Fernandes de Almeida, Fábio Corrêa Souza de Oliveira Leonardo Santos, Luciano Britto Morais e Luiz Augusto Marca completam a lista dos que assinam a obra.
Abrir WhatsApp