09/07/2022 - 09:19 | última atualização em 12/07/2022 - 12:39

COMPARTILHE

Cursos, parcerias e cartilha: fique por dentro dos projetos de Mentoria

Novidades foram anunciadas durante solenidade de posse da comissão

Felipe Benjamin


A Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ tomou posse na noite desta sexta-feira, dia 8,  em cerimônia que lotou o Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na sede da Seccional. Aplaudida de pé pelo plenário e pelos integrantes da mesa, constituída por integrantes da Ordem e representantes de diferentes entidades da advocacia, a presidente da comissão, Thaís Fontes, apresentou os projetos e as expectativas para o triênio 2022/2024.

“Teremos um curso gratuito de mediação que será híbrido e aberto a advogados, advogadas, estagiários, estagiárias e estudantes de Direito de todo o estado”, afirmou Fontes. “Já em agosto, lançaremos uma nova turma de Mentoria, com a ampliação no número de inscritos, além de um curso de inglês jurídico entre os dias 15 e 19. Teremos, ainda, um curso gratuito de Prática de Processo Civil e, em parceria com o Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ, vamos promover um simulado de julgamento em setembro”, anunciou.

Em seu emocionado discurso de posse, Fontes destacou o apoio que recebeu no comando da comissão. “Não preparei um discurso, mas é melhor assim, porque falo do coração”, afirmou a presidente. “A Thaís de cinco ou quatro anos atrás nunca sonharia em estar aqui e tenho que agradecer muito aos mentores e membros da comissão, que viabilizaram esse projeto, e a meus colegas funcionários da OABRJ, que estão aqui diariamente. É importante acompanhar o trabalho da Ordem para saber que a anuidade se traduz em importantes serviços para a classe”.

Ao final do evento, a  presidente da comissão disponibilizou o QR Code para a inscrição no Curso de Mediação oferecido pela comissão e também a Cartilha de Mentoria Jurídica , ambos já disponíveis no site da OABRJ. Além do acesso pelo código, a inscrição no curso pode ser feita pelo Painel de Eventos aqui do portal. O acesso à cartilha se dá pela aba Notícias (menu principal do site) > Cartilhas temáticas.


O comando da cerimônia ficou a cargo da conselheira e secretária-geral da comissão, Raquel Castro. Logo na abertura, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, demonstrou otimismo em relação ao trabalho do grupo:

“Estou muito feliz em ver este Salão Nobre cheio desta forma. O projeto de mentoria jurídica é muito importante para a advocacia do estado e tenho certeza de que o suporte dado por esta comissão é um divisor de águas na carreira de muitos advogados e advogadas".


Idealizadora do projeto de Mentoria na OABRJ, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio - que recebeu uma homenagem das mãos de Thaís Fontes -, saudou a presença de representantes das 63 subseções da Ordem e destacou a evolução do programa.

“Essa comissão representa um projeto do presidente Luciano Bandeira, que começou na gestão passada, de aprimoramento e apoio a todo advogado e advogada do estado. É um gesto de doação que os mentores fazem aos mentorados. A advocacia aprimorada é mais forte, e quanto mais orientados forem os profissionais, mais bem atendida será a sociedade. Esse projeto começou com um  simples programa de mentoria e hoje é uma comissão replicada em quase todas as subseções do estado. Um investimento na advocacia que levará essa instituição para o futuro cada vez mais forte e preparada. Na faculdade aprendemos Direito, mas só aprendemos a advogar advogando. Nós, que tanto recebemos da advocacia, temos que retribuir passando adiante o que aprendemos”.


Procurador-geral da OABRJ e coordenador das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira citou a presença de diversos representantes de instituições da advocacia e falou sobre a crescente demanda por parte dos advogados e advogadas fluminenses. “Qualificar a advocacia significa defender as prerrogativas e, por consequência, reduzir as chances de que essas prerrogativas sejam violadas”, afirmou.

“No início de carreira, os advogados têm dúvidas e incertezas e é importante que haja esse contato com profissionais mais experientes. A Comissão de Mentoria vem justamente ocupar esse vácuo que existia na Ordem. O Curso de Certificação Profissional está em sua 11ª edição e a cada nova turma temos um número maior de participantes. Isso é uma demonstração inequívoca do quanto a advocacia deseja se qualificar e a OABRJ está atenta a isso. A enorme presença neste salão, hoje, é uma prova de que essa é uma comissão plural, participativa e inclusiva. Vejo com muitos bons olhos a aproximação da Ordem com todas as instituições que buscam defender a advocacia, até porque nossos inimigos não estão aqui, e sim lá fora. Então é muito importante que estejamos efetivamente unidos e irmanados”.

A vice-presidente da Comissão de Mentoria, Rose Ribeiro, destacou o efeito transformador do projeto na vida dos jovens advogados.

“É impossível falar desse projeto sem me emocionar”, afirmou Rose. “As grandes emoções que vivi ao passar no vestibular, ao ser aprovada no Exame da Ordem, ao retirar minha carteira na OAB/Niterói, deram lugar ao medo de fracassar na carreira. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto porque ele demonstra o amor que existe dentro da advocacia. Quem conhece o projeto de mentoria conhece histórias de mentorados que tiveram sua vida verdadeiramente transformada. Esses resultados na vida das pessoas só acontecem graças aos mentores que dizem ‘estou ao seu lado, e nossa casa está de portas abertas para receber a advocacia fluminense’. Muito sucesso à mentoria!”

Completaram a mesa o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Alfredo Hilário; a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre; a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Caetano Ferreira; o diretor da Associação Brasileira dos Advogados (ABA), Marcos Crissiúma, e sua diretora-regional, Cristina Cruz. Participaram do evento, ainda, o vice-presidente do TED, Jonas Gondim e a corregedora do tribunal, Ângela Kimbangu; o presidente do Sindicato dos Advogados, Cláudio Goulart; a presidente da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), Alessandra Ávila; as conselheiras da Seccional Emília Garcez e Manuela Dourado; e a presidente da OAB/Vassouras, Rosania Figueira.

O evento contou também com as posses das comissões de Mentoria Jurídica da OAB/Petrópolis e da OAB/Ilha do Governador, comandadas respectivamente pelas presidentes Adriana da Paixão e Bárbara Gama.

Abrir WhatsApp