05/12/2007 - 16:06

Debate encerra semana de mutirão de conciliação nos Juizados Federais

Da Tribuna do Advogado

05/12/2007 - Para encerrar a 2ª edição do mutirão de conciliação, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF) promove nesta sexta-feira, dia 7, um debate para discutir os rumos, os problemas e soluções que cercam a conciliação na Justiça Federal.

A mesa interativa, que contará com a participação do procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, acontecerá às 14 horas no auditório da Justiça Federal, na Avenida Venezuela, no Centro do Rio. Antes da abertura dos debates, haverá uma palestra sobre o tema com o juiz Federal Marcelo Leonardo Tavares (titular do 1º JEF de Nova Iguaçu).

Os mutirões de conciliação da 2ª Região acontecem dentro do projeto "Movimento pela Conciliação - Conciliar é Legal", de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e têm o apoio do TRF da 2ª Região, das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Escola da Magistratura Regional Federal (Emarf) da 2ª Região.

Este ano, a expectativa é superar o sucesso alcançado em 2006, quando foram realizadas 344 audiências no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, das quais 70,6% resultaram em acordo entre as partes. De acordo com a Coordenadoria dos Juizados Especiais da 2ª Região desta vez foram selecionados 628 processos, só nas capitais fluminense e capixaba (428 ações no Rio e 200 em Vitória), sendo que os municípios de Volta Redonda e São João de Meriti  também participarão do mutirão.

No Rio, as audiências foram iniciadas dia 4 e terminam nesta quarta-feira, dia 6. Já no Espírito Santo, o mutirão acontece dias 6 e 7 de dezembro. Participam do projeto dez juizados: Os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Juizados Especiais Federais (JEF) do Rio, os 1º e 2º JEF de Vitória, os 1º e 2º JEF de São João de Meriti e o 1º JEF de Volta Redonda.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2276-8727.