04/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Deputado defende tipificação de crime para curral eleitoral

Deputado defende tipificação de crime para curral eleitoral

 

 

Do Jornal do Brasil

 

04/03/2009 - O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que presidiu a CPI das Milícias na Assembléia Legislativa (Alerj), levará a Brasília uma série de propostas para intensificar o combate às milícias nas comunidades do Rio. Na pauta, a caracterização como crime para a formação de currais eleitorais, o desarmamento dos bombeiros e a cobrança de fiscalização "do uso de centros sociais criados por parlamentares ligados aos milicianos".

 

O assunto será tratado no dia 17 com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer. O deputado destacou a proposta de que os bombeiros sejam desarmados.

 

"Bombeiros têm de salvar vidas. Não precisam de armas", argumentou, adiantando que levará a proposta ao Ministério Público e aos governos estaduais.

 

No relatório da CPI, que será votado um dias antes da viagem a Brasília, Freixo sugere o indiciamento de dois vereadores eleitos no último pleito: o sargento-bombeiro Cristiano Girão e Carminha Jerominho, ambos pertencentes a milícias na Zona Oeste, de acordo com as investigações da CPI.

 

Os desdobramentos do relatório foram defendidos ontem na Câmara Municipal, onde Freixo recebeu a Medalha Pedro Ernesto proposta pela vereadora Aspásia Camargo (PV-RJ), que defendeu a criação do Código de Ética da casa. O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, anunciou a criação de uma ouvidoria especial para apurar denúncias contra milícias.

Abrir WhatsApp