19/06/2019 - 11:53

Desafios da liberdade religiosa pautam evento na Seccional

Nádia Mendes

Evento sobre religião e Justiça / Foto: Bruno Marins

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ promoveu nesta terça-feira, dia 18, um debate sobre a possibilidade de diálogo entre religião e Justiça. O conselheiro da Seccional Wanderley Rebello representou o presidente da Ordem, Luciano Bandeira, na abertura do evento, que pode ser assistido na íntegra no Canal da OAB/RJ no Youtube.

A presidente da comissão, Guiomar Mairovitch, nomeou os novos membros do grupo e destacou que o evento trata de um tema muito importante, principalmente levando em consideração os casos de intolerância religiosa que foram registrados nos últimos anos. "Quanto mais espaços forem abertos para debater essas questões, mais possibilidades deste mal ser erradicado", disse. "A gente fala intolerância religiosa, mas eu queria usar liberdade religiosa. A intolerância trata de algo que a gente não tolera e a liberdade é uma questão de respeito, diálogo e aceitação", defendeu.

A secretária da comissão, Jamila Hussein, foi a apresentadora do evento e fez uma pequena introdução. "A religião é, sem dúvidas, um fenômeno social e, como tal, não poderia deixar de ser um objeto do Direito. A religião faz parte da identidade de cada um de nós e de nossa ligação com o metafisico. A crença, em certa medida, é um fator que molda a nossa personalidade e a livre expressão da crença escolhida é garantia fundamental e cláusula pétrea protegida por nossa Carta Magna, portanto, um direito garantido por nosso ordenamento jurídico", explicou.

O primeiro palestrante do evento foi o rabino Dario Bialer, da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro. "Infelizmente precisamos marcar jornadas especiais de diálogo, quando o diálogo deveria ser o mínimo e o básico que temos no cotidiano", afirmou, pontuando a necessidade de promover a celebração das diferenças religiosas. "Eu pretendo construir uma sociedade em que todos entendam que é nas diferenças que nós realmente enriquecemos. Esse é um desafio e um projeto que devemos ter como sociedade, como país e como lideres de diferentes religiões", disse.

Também participaram do evento a diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ, Ivone Caetano; o presidente do Centro Árabe Latino de Cultura e Estudos Estratégicos, Sheikh Jihad Hassan Hammadeh; o assessor legal assistente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, Stephen L. Fluckiger; o presidente do Conselho Estadual de Promoção de Liberdade Religiosa, diácono Nelson Águia, representando o cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; e o babalaô de Ifá do Candomblé, Ivanir dos Santos.