19/01/2009 - 16:06

Desembargador cobra apuração de atos de juízes

Da Folha de S. Paulo

19/01/2009 - O desembargador Antonio Bayma Araújo, do Tribunal de Justiça do Maranhão, disse que juízes do Estado tiveram condutas "não recomendáveis", especialmente nas eleições de 2008, e que a Corregedoria do TJ-MA faz "corpo mole" para apurar as suspeitas de irregularidades.

Bayma cobrou da corregedoria a apuração de informações publicadas na imprensa local que lançam suspeitas sobre as decisões de juízes. Na semana passada, ele já havia dito à imprensa local que houve venda de decisões judiciais na eleição passada.

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Maranhão fez representação ao Conselho Nacional de Justiça pedindo que as declarações de Bayma fossem apuradas.

No início da semana, o corregedor-geral do TJ-MA, desembargador Jamil Gedeon Neto, enviou um ofício a Bayma cobrando formalmente os nomes dos magistrados com conduta irregular. Em resposta, ele disse que fez colocações que haviam sido divulgadas "boca a boca".

Na opinião de Bayma, notícias na imprensa questionando a conduta de juízes são suficientes para abrir investigação administrativa interna.

A reportagem procurou a Corregedoria Geral do TJ-MA ontem, que não comentou as declarações de Bayma. Em nota na semana passada, Gedeon Neto disse que a corregedoria recebe representações contra magistrados e servidores desde que tenha indicação do denunciado, do denunciante e do fato questionado.