10/06/2008 - 16:06

Desembargador Luis Felipe Salomão é homenageado em sessão solene no TJ-RJ

Do site do TJ-RJ

10/06/2008 - O desembargador Luis Felipe Salomão, indicado para ocupar uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu nesta segunda-feira (dia 9 de junho) uma homenagem em sessão solene do Plenário do Tribunal de Justiça do Rio. Sua posse como ministro do STJ está prevista para o próximo dia 17 de junho.

O presidente do TJ-RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, abriu a sessão passando a palavra ao desembargador Marcus Faver, presidente da 18ª Câmara Cível. "O Luis Felipe é dessas pessoas que, ao longo da experiência profissional, lhe atrai e lhe enriquece. Seu trabalho como presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro o fez engrandecer e se tornar uma pessoa marcante em todo o cenário nacional. O seu amor à causa pública o transformou em um juiz nacional e colocou o nosso Tribunal no cenário mais elevado da Justiça Nacional. A garantia de enviar a Brasília um juiz sereno e altivo é uma tranqüilidade para toda a sociedade", afirmou Marcus Faver.

A procuradora da Justiça Marija Rodrigues de Moura lembrou que "o Tribunal de Justiça do Rio se fez representar no Superior Tribunal de Justiça desde a sua criação. Essa indicação constitui uma razão de justo orgulho para a magistratura fluminense, pois sem dúvida o desembargador Luis Felipe Salomão tem todas as características para manter o elevado nível dos ministros do STJ oriundos do Tribunal de Justiça do Rio", afirmou.

O desembargador Luiz Felinto de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), destacou a luta de Luis Felipe para a criação dos Juizados Especiais no Estado, lembrando que "esses Juizados fizeram com que a sociedade percebesse que todos têm a oportunidade de recorrer à Justiça".

O desembargador Luis Felipe Salomão agradeceu a todas as homenagens, afirmando que "essa indicação foi uma homenagem a toda a magistratura fluminense, e eu a recebo em nome de todos os juízes do Rio de Janeiro. Nosso Tribunal é o melhor do país, com informatização total e com Juizados Especiais espalhados por diversos bairros". O futuro ministro lembrou ainda que o aguardam cerca de 11 mil processos, o equivalente a mais ou menos 1.600 processos mensais por ministro. "Portanto, é grandiosa a tarefa a ser exercida", concluiu.

Luis Felipe recebeu ainda a homenagem de colegas desembargadores e do advogado Sergio Tostes, representando a Ordem dos Advogados do Brasil. Ele agradeceu a todos aqueles que o apoiaram e incentivaram, como sua família, na pessoa de seu irmão, o desembargador Paulo César Salomão; aos ministros do STJ, nas pessoas dos ministros César Asfor e Luiz Fux; ao governador Sergio Cabral; ao deputado Eduardo Cunha e toda a bancada que foi a favor de sua candidatura; aos colegas do TJ-RJ, nas pessoas dos desembargadoresHumberto Manes e Benecdito Abicair; aos juízes do TJ-RJ, na pessoa de seu irmão Carlos Gustavo Direito; à Ordem dos Advogados do Brasil, na pessoa do advogado Ari Bergher; ao desembargador Cláudio Del' Orto, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)e aos funcionários de seu gabinete, na pessoa de sua assessora Patrícia Rosendo.