04/12/2012 - 16:34

COMPARTILHE

Desembargador do TRT faz palestra na OAB/Nova Iguaçu

site do TRT

O desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, proferiu palestra, na manhã da última sexta-feira, dia 30, na sede da Subseção da OAB de Nova Iguaçu, para cerca de 90 advogados das Subseções de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti, Itaguaí, Queimados e Belford Roxo.
 
A palestra foi aberta por Ana Amélia Menna Barreto, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/RJ e membro do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, que ressaltou a importância da atualização do advogado. "Costumo sempre dizer que o advogado que não é um ponto com hoje em dia será um ponto morto. É fundamental que vocês busquem informações e adquiram o certificado digital. A OAB disponibiliza treinamentos online para o sistema", exemplificou ela.
 
O advogado que não é um ponto com hoje em dia será um ponto morto. É fundamental que vocês busquem informações e adquiram o certificado digital
Ana Amélia
presidente da CDTI
Em sua palestra, o desembargador Cesar Marques Carvalho explicou a importância do PJe-JT para trazer celeridade à prestação jurisdicional e orientou os presentes sobre diversos tópicos, tais como certificado digital, cadastramento, legislação, peticionamento e audiência. O magistrado abordou ainda a preparação de servidores e advogados para a era eletrônica da Justiça. "O TRT/RJ foi o primeiro Tribunal do país a abordar o PJe-JT no edital do concurso para servidores. As faculdades de Direito também deverão estar atentas a isso", lembrou ele.
  
Para o presidente da Subseção da OAB de Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin, a instalação do novo sistema trará dificuldades aos advogados num momento inicial, mas elas serão superadas com o tempo. "O trabalho em conjunto com o TRT/RJ nos dá tranquilidade para vencermos os desafios que virão", disse ele. A partir do dia 7/1, as Varas do Trabalho de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaguaí e São João do Meriti só receberão petições iniciais via PJe-TJ.
 
Ao final da palestra, os advogados tiveram oportunidade de tirar dúvidas com o desembargador Cesar Marques Carvalho sobre o novo sistema. De acordo com o coordenador de Certificação Digital da OAB/RJ, Luiz França, a ideia é que os operadores do Direito presentes na palestra multipliquem o que foi abordado entre os colegas.
 
Abrir WhatsApp