09/05/2022 - 12:38

COMPARTILHE

Desembargadores eleitos pelo Quinto Constitucional tomam posse no TJRJ

Trio eleito pela OABRJ foi recebido pelo presidente do tribunal em cerimônia na última sexta-feira

Felipe Benjamin

Os três desembargadores eleitos pela OABRJ pelo Quinto Constitucional foram empossados na tarde de sexta-feira, dia 6, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Eduardo Biondi, Vitor Marcelo Aranha e André Marques se juntaram ao procurador de Justiça Humberto Dalla Bernardina de Pinho, e a promotora Renata Silvares França Fadel como novos nomes no quadro de magistrados do TJRJ.

"Senhores desembargadores, o Tribunal de Justiça está completo", afirmou o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ. "Conseguimos atingir o limite de 190 desembargadores. Quero dizer que não é fácil julgar. Mas esse trabalho fica facilitado se usarmos a boa-fé, o coração e a imparcialidade. Tenho certeza de que Vossas Excelências estão aptos para a função, após passarem por um longo processo de escolha, que obedeceu a todos os ditames constitucionais”, disse o presidente.  

Os novos desembargadores foram escolhidos pelo governador Cláudio Castro, entre os candidatos das listas votadas pelo Tribunal Pleno do TJRJ, para preenchimento de cinco vagas do Quinto Constitucional. Além do governador, estiveram presentes os ex-presidentes do TJRJ, desembargadores Luiz Zveiter, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Cláudio de Mello Tavares; o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Mattos; o presidente da Alerj, André Ceciliano; o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme; e o conselheiro do CNJ, desembargador Mauro Martins, entre outras autoridades. 

O novo desembargador Eduardo Biondi enviou uma mensagem especial aos colegas recém-empossados.  

“Vivemos hoje uma sessão histórica, um dia emblemático, em que cinco desembargadores, todos do Quinto Constitucional, tomaram posse nesta corte. Sinto-me honrado por fazer parte desse dia. Um longo e árduo caminho nos espera. Sigamos prudentes e éticos. Tenhamos garra. Que nunca esqueçamos nossas instituições de origem: MP e OAB. E que nunca percamos a confiança na Justiça”.

Abrir WhatsApp