13/08/2022 - 10:30 | última atualização em 16/08/2022 - 14:06

Dia da Advocacia: relembre as homenagens da OABRJ à classe

Comunicação OABRJ | Caarj

No último 11 de agosto, a OABRJ organizou uma série de eventos em celebração ao Dia da Advocacia. Além das solenidades na sede da Seccional, a Ordem manteve a tradicional iluminação do Cristo Redentor, patrimômio cultural material brasileiro, que este ano ganhou a companhia da Igreja da Penha, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e do Cristo Redentor de Itaperuna. Ao fim do dia, todos foram iluminados com a cor vermelha, em alusão ao rubi - pedra símbolo da advocacia.

Em sua mensagem à classe, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, resgatou uma fala histórica de Heráclito Fontoura Sobral Pinto - renomado advogado que dá nome à sede da Seccional - para reafirmar os princípios que movem advogados e advogadas.

"A nossa atividade diária, como disse Sobral, parece atos heróicos para os cidadãos. Mas, na verdade, nós que estamos na luta diária nos balcões dos fóruns, nas repartições públicas, sabemos que é apenas mais um dia de trabalho. Por isso, a nossa obrigação como Ordem dos Advogados é estar ao lado de cada um de vocês".

Assista a íntegra do vídeo e reveja a mensagem completa do presidente da Seccional. As imagens de Sobral Pinto foram resgatadas pelo projeto 'Memória OABRJ', realizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Ordem.

Relembre os eventos em homenagem à advocacia

Logo pela manhã, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) entregou a Medalha Sergio Fisher aos seus ex-presidentes, honraria criada em reconhecimento aos advogados e advogadas que ajudam a Ordem a aprimorar os princípios morais da advocacia do estado. A solenidade foi encerrada com a inauguração da Galeria de Ex-Presidentes do TED, instalada no 4º andar da sede.

Durante encontro com os presidentes de subseções da OABRJ, realizado no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na sede da Seccional, também na manhã do dia 11, o presidente Luciano Bandeira entregou a Medalha Evandro Lins e Silva ao ex-diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e ex-procurador-geral da Ordem Alfredo Hilário, um reconhecimento aos serviços prestados à advocacia fluminense.

"Aproveito este nosso encontro, no Dia da Advocacia, para entregar essa medalha a alguém que se dedicou à advocacia como ninguém", afirmou Luciano, que entregou a comenda a Alfredo ao lado do vice-presidente do Conselho Federal, Rafael Horn.

No início da tarde, a advocacia ganhou uma Sala de Amamentação na Casa de Prerrogativas Celso Fontenelle, localizada no Centro do Rio. O espaço, construído em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro, foi pensado para facilitar a rotina daqueles que conciliam a vida profissional com a criação de seus filhos.

"Há um sabor especial em inaugurar esse espaço no Dia da Advocacia", afirmou a presidente da Caarj, Marisa Gaudio. "É de suma importância para as advogadas terem esse espaço para conciliar a atividade profissional com a maternidade. Mas ele também é acolhedor para os pais. Os homens hoje estão muito mais participativos e muitos têm trazido seus bebês para o ambiente de trabalho, então é importante que pais e mães tenham este espaço".

No final da tarde, advogados e advogadas receberam um presente da família de Waldemar Zveiter. Ex-ministro do STJ e ex-presidente da OABRJ, Waldemar doou todo seu acervo para a construção de uma biblioteca para a advocacia. O espaço fica localizado no 8º andar da sede da Ordem.

“Estou muito feliz de estar na gestão da Ordem que teve a possibilidade de inaugurar esse espaço através da generosidade da família Zveiter”, frisou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira. “Esta biblioteca, aberta a advogados, advogadas e à população, reúne, aqui na Seccional, tudo o que o ministro Waldemar representa para a classe”.

Waldemar Zveiter ingressou na magistratura por meio do Quinto Constitucional, foi presidente da Ordem e o primeiro ministro do STJ pelo Rio de Janeiro. Ele foi representado no evento por seus filhos, o membro honorário vitalício da OABRJ, Sergio Zveiter, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, e pelos netos, os advogados Flavio e Felipe Zveiter.

As celebrações da OABRJ pelo Dia da Advocacia tiveram o seu fechamento com a cerimônia de homenagens a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que lotou o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, na noite de quinta-feira. A solenidade foi em agradecimento ao apoio dos ministros, na Corte Especial do STJ, à vedação de fixação de honorários de sucumbência por equidade em causas de grande valor, fazendo valer o que determina o Código de Processo Civil.  Na ocasião, ao sustentar a inviabilidade da fixação de honorários nesses casos, os ministros reafirmaram que não cabe ao Poder Judiciário a redução da aplicabilidade do que está estabelecido no CPC, norma editada pelo Congresso Nacional.

Foram agraciados na solenidade os ministros Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Antônio Saldanha Palheiro e Marco Aurélio Bellizze.