17/11/2022 - 17:19 | última atualização em 17/11/2022 - 18:39

COMPARTILHE

Dia de homenagens aos presidentes da OABRJ e do Conselho Federal

Beto Simonetti e Luciano Bandeira foram condecorados pela Alerj; presidente do CFOAB recebeu ainda a Medalha Evandro Lins e Silva da Seccional

Felipe Benjamin

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e o corregedor-geral da OABRJ, Paulo Victor Lima, foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na manhã desta quinta-feira, dia 17. Em cerimônia presidida pelo presidente da Alerj, o deputado estadual André Ceciliano (PT), Luciano foi agraciado com o título de benemérito do estado, enquanto Simonetti e Paulo Victor receberam a Medalha Tiradentes, maior condecoração da casa legislativa, destinada a premiar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Luciano também recebeu a honraria, em junho de 2019.

"Hoje é um dia de festa para o parlamento fluminense, porque mais uma vez homenageamos uma instituição que, em seus mais de 90 anos de existência, atua em defesa do Estado democrático de Direito, das garantias constitucionais e pela independência e valorização da advocacia", afirmou Ceciliano. "Não é coincidência que, diante de tantos ataques à nossa democracia, à nossa Constituição cidadã e às instituições, a OAB se faça cada vez mais necessária e presente, tanto no cenário nacional, como através de suas 63 subseções instaladas em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro".

Ao lado de Ceciliano e dos homenageados, compuseram a mesa da cerimônia o ex-presidente da OABRJ e do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; o subprocurador de Justiça de Administração do Rio de Janeiro, Eduardo Lima Neto; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB),  Sydney Sanches, e os deputados estaduais Marta Rocha, Max Lemos e Noel de Carvalho. Os presidentes da 63 subseções da OABRJ também receberam moções de aplausos, simbolizadas por placas entregues aos presidentes Hilário Franklin (OAB/Nova Iguaçu), Ramon Francisco dos Santos (OAB/Seropédica), Rosane Jardim (OAB/Araruama) e Ilson De Carvalho Ribeiro (OAB/Mangaratiba).

"Através do presidente André Ceciliano, pessoa fundamental para o estado do Rio de Janeiro, a OABRJ conseguiu estabelecer uma relação de construção de pautas positivas para a advocacia que já rendeu muitos frutos, e tenho certeza de que o presidente terá pela frente missões fundamentais para o Estado de Direito e a democracia do nosso país", afirmou Luciano ao receber a honraria.

"Paulo Victor é uma jovem promessa da advocacia criminal do estado e assumiu um trabalho muito intenso à frente da Corregedoria, mas com muita tranquilidade está conseguindo desempenhar esta tarefa com autoridade, portanto, essa medalha é muito merecida. E é uma felicidade imensa estar nesta mesa homenageando Beto Simonetti, o segundo advogado do estado do Amazonas a presidir o Conselho Federal. O primeiro foi Bernardo Cabral, e Beto tem tudo para atingir tudo o que foi alcançado por seu antecessor, exceto redigir uma Constituição, porque nossa Constituição é boa e deve ser preservada. Apesar de ocupar o cargo mais alto da advocacia brasileira, Beto ouve a todos com atenção, dedicação e intensidade".

Empossado como corregedor-geral da OABRJ em agosto deste ano, Paulo Victor Lima recebeu a Medalha Tiradentes agradecendo a Simonetti e Luciano por sua liderança nos momentos de crise enfrentados pela advocacia.

"Gostaria de saudar o presidente nacional, Beto Simonetti, que, nesses momentos difíceis de ataques antidemocráticos, manteve-se rígido na defesa da democracia, e, especialmente, na defesa das prerrogativas dos advogados", afirmou Paulo Victor, em discurso emocionado.

"Tenho que fazer um agradecimento especial ao presidente Luciano Bandeira, a primeira pessoa que me deu uma oportunidade no Sistema OAB, enquanto eu ainda era um delegado de prerrogativas, a primeira a enxergar que eu poderia, de alguma maneira, ajudar a OABRJ. O presidente Luciano me ensinou a ser humilde sem ser subserviente. Luciano sempre nos defendeu, desde sua passagem pela Comissão de Prerrogativas, sem nunca ser arrogante, intransigente ou petulante. Sempre ouviu todos, mas nunca abaixou a cabeça na hora de defender nossos direitos. Aprendi isso com seu exemplo, assim como aprendi também que fortalecer a advocacia é fortalecer a sociedade".

Muito aplaudido, Simonetti destacou o importante papel da advocacia nos períodos de turbulência enfrentados pelo país ao longo da História.  

"É uma felicidade receber uma honraria destinada a grandes nomes de nossa História como Chico Mendes, Betinho, Paulo Freire e a madrinha do samba, Beth Carvalho. Trata-se também de um ato representativo do pacto soberano e fundamental entre o Poder Legislativo e a Ordem dos Advogados do Brasil, que vocaliza para a sociedade a força oriunda de nossa união", afirmou o presidente do Conselho Federal, destacando o papel da Seccional na luta da OAB pela defesa do Estado democrático de Direito.

"A advocacia e a OAB são partes constitutivas da História da nação e o Rio de Janeiro está no centro de nossa memória institucional. Foi aqui, há 92 anos, que Levi Carneiro realizou a sessão solene de instalação do Conselho Federal da Ordem. Essa é uma conquista e um reconhecimento que são feitos a mim, pela amizade e generosidade desta casa, mas muito mais do que isso, um reconhecimento à aguerrida profissão da advocacia. Viva a advocacia brasileira".

Simonetti recebe a Medalha Evandro Lins e Silva, honraria da Seccional

Já no início da tarde, Simonetti foi novamente homenageado, desta vez pela Diretoria da OABRJ. Em cerimônia no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da Seccional, o presidente do Conselho Federal recebeu, das mãos de Luciano, Felipe Santa Cruz e da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, a Medalha Evandro Lins e Silva. 

"É muito bom estar aqui com presidentes de tantas subseções para anunciar aqui o alinhamento da Seccional do Rio de Janeiro com o Conselho Federal, que inclui as subseções do estado do Rio de Janeiro nesta grande cruzada e neste grande plano de interiorização da advocacia brasileira", afirmou Simonetti.

"Não fosse pelos esforços da diretoria e da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), talvez não tivéssemos conseguido, mas a liderança do presidente Luciano Bandeira fez com que o Rio de Janeiro fosse inserido. A partir do ano que vem, visitaremos o interior do estado para levar amparo às subseções. Estou aqui representando todos os quase 1, 4 milhão de advogados deste país, esperançosos com um Brasil melhor, e é uma enorme honra receber uma medalha com o nome de Evandro Lins e Silva, um brasileiro que resistiu a tudo aquilo que afetou a advocacia no duro momento dos anos de chumbo. Esse símbolo de resiliência reafirma mais uma vez que a Ordem não sucumbe aos arbítrios, e de que a advocacia exercerá, como sempre exerceu, seu papel de pacificação social".

Abrir WhatsApp