30/01/2009 - 16:06

Dirceu: MP recorre contra fim de ação

Do jornal O Globo

30/01/2009 - O Ministério Público Federal recorreu à Justiça contra a decisão de extinguir, sem julgamento, um processo em que o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu era acusado de favorecer seu filho Zeca Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), com a liberação de verbas federais. A ação contra os dois foi arquivada em novembro pelo juiz João Luiz de Sousa, da 15aVara Federal de Brasília.

O MP recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1aRegião para reabrir o caso, que também tem como acusado o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz.

Para a 560 procuradora Anna Paula Coutinho, a denúncia rejeitada pela primeira instância da Justiça Federal trazia mais do que os indícios necessários à abertura da ação. "O Ministério Público Federal, ao contrário do que sustentado pelo juiz sentenciante, apresentou (...) provas robustas", escreveu ela.

Para MP, Dirceu usou o cargo para eleger o filho

Na denúncia, há depoimentos de prefeitos, cópias da agenda de Waldomiro e planilhas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) indicando as emendas parlamentares que seriam de interesse de Zeca Dirceu e tiveram recursos liberados. Segundo o MP, Dirceu teria usado o cargo para ajudar a eleger o filho com verbas da União. A ação de improbidade pede a condenação com perda do cargo e suspensão dos direitos políticos. Ontem, Dirceu festejou em seu blog o arquivamento do processo.