22/08/2019 - 17:38 | última atualização em 22/08/2019 - 18:09

Diretoria de Inclusão Digital e Inovação promove dia de imersão em processo eletrônico

Cássia Bittar

Um dia inteiro de imersão em processo eletrônico, no qual todos os sistemas usados pelos tribunais do Rio de Janeiro foram apresentados e explicados por membros da Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OAB/RJ. Essa foi a proposta do evento realizado pelo grupo ao longo desta quinta-feira, dia 22, na sede da Seccional.

Abrindo o dia de aulas, a diretoria de Inclusão Digital e Inovação, Maria Luciana Pereira de Souza, explicou aos presentes sobre a nova configuração do grupo e o foco de ação para os próximos meses: “Seguimos com um compromisso fortíssimo com a advocacia, tendo em vista que o processo eletrônico não foi uma opção dos advogados, mas passou a ser seu instrumento de trabalho. A Ordem, sempre de mãos dadas com os colegas, quer continuar a prepará-los para que as novidades no processo eletrônico represente algo positivo em suas vidas”.

Presente na abertura, o secretário-adjunto da Ordem, Fábio Nogueira, lembrou a história de sucesso da Seccional na capacitação dos colegas para o meio digital e completou a fala de Maria Luciana informando que, diante dos novos desafios, como a obrigatoriedade do uso da ferramenta PJe-Calc  para cálculos judiciais na Justiça do Trabalho e a adoção do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) pela Justiça Estadual, o foco na qualificação de toda a advocacia do Rio de Janeiro será permanente: “Vamos levar cursos para todo o estado”, frisou.

Na imersão foram apresentados os módulos Certificação digital e panorama geral da conformação do advogado aos ditames da Lei 13709/18; Peticionamento eletrônico no TJRJ; Peticionamento Eletrônico no PJe- JT; Peticionamento Eletrônico no eProc-JF; e Peticionamento Eletrônico no PJe Eleitoral. Além de Maria Luciana, Alexandre Mattos e Michelle de Sena Campos foram os palestrantes.

O evento foi gravado e será disponibilizado em breve no canal da OAB/RJ no YouTube.