21/11/2019 - 19:50 | última atualização em 21/11/2019 - 20:14

COMPARTILHE

Diretoria da OABRJ recebe delegação de Macau e firma termo de cooperação em iniciativas de mediação e arbitragem

Nádia Mendes

Uma delegação de profissionais de Macau, uma região autônoma da China, esteve na tarde desta quinta-feira, dia 21, na sede da Seccional, para conhecer as iniciativas relacionadas a mediação e arbitragem e foi recebida pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

O presidente da Comissão de Relações Institucionais da Ordem, Marcus Vinicius Cordeiro, deu as boas vindas ao grupo e explicou sobre o papel institucional da entidade. "Além de representarmos a advocacia, também cabe a nós sermos os representantes da sociedade civil organizada. A figura do advogado está descrita na nossa Constituição Federal como indispensável à administração da Justiça", disse. 

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, elogiou a iniciativa e reforçou a importância de práticas que internacionalizem o Direito. "Quando nossa cultura jurídica caminha junta há o desenvolvimento de ambos os países", afirmou.

Também colonizada por portugueses desde o século XVI, Macau tem hoje 600 mil habitantes e faz parte da República Popular da China desde 1999. O mandarim e o português são as linguas oficiais. O presidente da Associação dos Advogados de Macau, Jorge Neto Valente, deu um breve retrospecto da história de Macau

Ele explicou Macau tem sido vista como uma plataforma de intercâmbio e ligação das entidades comerciais e empresariais da China com os países de língua portuguesa. "Isso dá a Macau uma vantagem que nós gostaríamos aproveitar com a promoção da arbitragem como meio de resolução de litígios. É óbvio que com várias jurisdições se houver disputas é muito difícil recorrer ao judiciario, são leis diferentes, tribunais que funcionam de forma diferente", disse. 

Em seguida, a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OABRJ, Juliana Loss, e o presidente da Comissão de Arbitragem da Seccional, Joaquim Muniz, expuseram os temas para os convidados. O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, também participou do encontro. 

Abrir WhatsApp