07/12/2023 - 17:20 | última atualização em 07/12/2023 - 17:27

Diretoria de Valorização da Advocacia analisa métodos e oferece dicas de gestão para advogados em carreira autônoma

Biah Santiago

Gerir uma carreira não é nada fácil, principalmente quando se trata da defesa de clientes. A advocacia autônoma não possui vínculo empregatício com nenhum escritório ou empresa, e por isso, é a responsável pelo gerenciamento do próprio trabalho. A Diretoria de Valorização da Advocacia (DVA) da OABRJ, através de suas coordenadorias nas áreas Tributária e Moderna, resolveu encarar o desafio de mostrar aos colegas, em evento na Seccional nesta quinta-feira, dia 7, como alguns métodos podem melhorar seu desempenho profissional.

É possível assistir ao encontro completo no canal da Ordem no YouTube, veja aqui.

“Tudo na vida é gestão, e na advocacia isso não seria diferente”, observou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que relembrou o plano de trabalho do acordo de cooperação firmado com o Senac, Fecomércio e Sebrae, lançado na última terça-feira, 5, para capacitar a advocacia com cursos e oficinas sobre gestão de escritórios.

“Desde o bom funcionamento da nossa vida pessoal à profissional, tudo envolve gestão. Não é uma tarefa fácil entender como gerir nossa carreira, pois isso não é ensinado na faculdade de Direito”, declarou Basilio.

“Além de sabermos todos os procedimentos jurídicos e estarmos atualizados sobre a matéria, precisamos ter essa veia para o empreendedorismo e para a gestão”.

Também constituíram a mesa de abertura o diretor da DVA Paulo Grossi; a coordenadora e a integrante da DVA Moderna, Lívia Madeira e Lorena Miranda, respectivamente; e o vice-diretor da DVA Tributária, Gabriel Quintanilha.

Ao salientar os propósitos que advogados e advogadas precisam ter para destacar-se no mercado, o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional comentou:

“Gestão é uma das principais ferramentas que a advocacia tem a seu dispor, e isso em várias vertentes. Engloba questões do Judiciário, de escritórios e dos trabalhos realizados dentro da própria Ordem. E isso tudo deve ser cuidado para que seja feito da forma mais eficiente possível”, disse Grossi.

Como conseguir ter uma gestão eficaz nos escritórios de advocacia, as implicações criminais do não pagamento de tributos pelo advogado e a tributação no cenário da advocacia autônoma foram temas debatidos pelos palestrantes.

As exposições ficaram a cargo dos integrantes da Diretoria de Valorização da Advocacia da Seccional: Gabriel Quintanilha, Juliana Cardozo e Lívia Madeira; a coordenadora no âmbito da gestão, Juliana Budke; e o integrante da DVA Moderna, Marcelo Spinelli.

Segundo a coordenadora da DVA Moderna, que apresentou as diferenças das burocracias fiscais, é essencial “explicar métodos de gestão para os novos advogados para que eles não caiam em ‘pegadinhas’ do mercado”.

“Existe uma diferença entre a inadimplência fiscal e o crime de sonegação. Esta última é a intenção deliberada de não cumprir com suas obrigações junto ao fisco”, explicou Lívia.

“Há alguns métodos que facilitam o processo de gestão do seu trabalho, como separar os tributos que serão destacados nas notas dos valores recebidos pelos seus clientes, e é importante contar com outros profissionais, como um contador, para conseguir gerir isso de forma autônoma e segura”.

Juliana Budke ressaltou alguns pilares que definem critérios para a gestão do seu negócio, como, por exemplo, a captação de clientes, cuidar das finanças, processos, produtividade, marketing e planejamento estratégico.

“Não há como falar de gestão de escritório sem passar por todos os nichos que o compõe. Uma das principais questões e certezas que temos, independente se é um jovem advogado ou um com mais carreira, é de que precisamos captar clientes para trabalhar. Então, é preciso encantá-los e nos conectar com o nosso público”, considerou a coordenadora em Gestão da DVA.

“Devemos imaginar que entender de gestão é um passo a mais que daremos na nossa trajetória profissional. Precisamos pensar lá na frente, ter uma visão estratégica alinhada à uma base para alcançar metas traçadas no início”.