14/09/2019 - 14:00 | última atualização em 15/09/2019 - 15:18

Diretrizes da Comunicação da OABRJ são apresentadas em painel do Colégio de Presidentes de Subseção

Nádia Mendes

A apresentação das diretrizes da comunicação da Ordem neste triênio integrou a programação do Colégio de Presidentes de Subseção da manhã deste sábado, dia 14. Na abertura do painel, o diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, apontou o processo de dinamização e modernização dos canais de informação da Seccional como um dos grandes ganhos nessa área.

"Modernizamos o site, que está mais amigável, e estamos promovendo uma unificação da linguagem. Nós queremos que os advogados e advogadas do Rio de Janeiro não sejam apenas receptores de notícias, mas também partícipes", ressaltou Cordeiro, dando enfoque à necessidade de construir uma relação de comunicabilidade entre a Ordem e a sociedade.

Gerente de Comunicação da Seccional, o jornalista Marcelo Moutinho apresentou o estudo que embasou a modernização do Portal da OABRJ, no ar desde junho. O site antigo apresentava problemas de usabilidade e não era responsivo, ou seja, não abria corretamente em dispositivos móveis. "Mais de 90% das pessoas que acessavam o site pelo celular saiam rapidamente", constatou.

"Hoje, o nosso Portal é uma espécie de núcleo, de onde derivam todos os nossos projetos. As matérias e projetos publicados nas redes sociais vêm do site, nossas newsletters, que são enviadas duas vezes por semana, também direcionam para o portal. E, em breve, lançaremos um projeto de informe via whatsapp, em que será possível se cadastrar para receber o boletim de notícias, que atualmente é enviado às sextas-feiras por email, também pelo celular", anunciou.

O jornalista Luiz Antonio Ryff, que é consultor de Comunicação da OABRJ, fez uma apresentação sobre como evitar riscos e diminuir problemas no ambiente digital. "A seriedade da advocacia exige que vocês, que são líderes políticos, tenham um certo comportamento nas redes sociais. Lembrem-se que todos vocês são produtores de conteúdo e que são parte da OABRJ", disse, reforçando que atualmente a comunicação é difusa e que não existe mais o modelo onde os grandes veiculos de imprensa controlam a informação.