28/05/2008 - 16:06

Durante audiência, juíza dá voz de prisão a advogado que teria feito um pedido

Do jornal O Fluminense

28/05/2008 - Um desentendimento entre a juíza Cíntia Santarém Cardinali e o advogado Fernando André Gil Alcântara, de 29 anos, durante uma audiência na 4ª Vara Criminal de Niterói, foi parar na 76ª DP (Centro), ontem à tarde.

Segundo relato de policiais que registraram o caso, a magistrada teria negado uma solicitação de Gil relativa a uma citação nos autos do processo e, diante da insistência, teria dado ordem de prisão ao advogado. Explica-se: Fernando participava como assistente de acusação num caso de estelionato envolvendo uma ex-funcionária de uma loja no Centro da cidade.

"Era um detalhe importante que precisava constar no termo que ia ser assinado pelo meu cliente e eu insisti com ela, que não cedeu. Então disse que não estava pedindo um favor, e sim exigindo que ela cumprisse seu dever. Ela disse que eu não tinha direito algum e me mandou sair, em seguida, me prender por desacato à autoridade", contou o advogado na 76ª DP, para onde foi levado por policiais do 12° BPM (Niterói).

Na delegacia, ele assinou um termo de compromisso para comparecer quando fosse chamado. O caso foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim), que ouvir as testemunhas. O ato, que chamou a atenção de conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), teria ocorrido na presença dos réus e de estudantes de Direito que assistiam à audiência.

Procurada, a juíza Cíntia Santarém Cardinali não quis comentar o caso.