01/10/2022 - 13:40 | última atualização em 01/10/2022 - 15:44

COMPARTILHE

Eleições 2022: OABRJ participa da definição das seções eleitorais cujas urnas serão auditadas

Clara Passi

Neste sábado, dia 1º, véspera das Eleições 2022, a OABRJ se fez representar pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Marcio Vieira Santos, na sessão no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que definiu as 43 seções eleitorais cujas urnas serão auditadas no dia do pleito. A Seccional participou na qualidade de entidade colaborativa e fiscalizadora. O evento foi transmitido pelo perfil oficial do TRE-RJ no Facebook.

Segundo Marcio Vieira, a participação colaborativa da OABRJ  junto ao TRE se faz necessária para fiscalizar com afinco todas as fases do processo eleitoral.

"Em nome da Seccional, acompanhei de forma fiscalizadora toda a preparação, execução, e, até mesmo, a fase conhecida como sistema de votação eletrônico nos últimos preparativos para a realização das eleições deste ano", explicou o presidente da CDE.

"Sem sombra de dúvidas, é indispensável a OABRJ unir esforços com a Justiça Federal e as demais instituições voltadas ao campo eleitoral, para promover à sociedade a plena garantia de voto de uma maneira efetiva, democrática e íntegra", analisou.

Pela Resolução 23.674, de 2021, do TSE, a OABRJ é classificada como uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral. O processo de sorteio das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias da votação eletrônica foi conduzido pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-RJ.

Na mesma sessão, a Seccional também participou da sessão que tratou das funcionalidades relativas ao gerenciamento da totalização dos resultados que seguirão disponíveis no Sistema de Transmissão e Totalização (Sistot). 

Abrir WhatsApp