04/10/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Erro da Justiça deixa assaltante em liberdade

Erro da Justiça deixa assaltante em liberdade

 

 

Do jornal O Dia

 

04/10/2008 - Um erro numa sentença proferida em agosto pelo juiz Alcides da Fonseca Neto colocou em liberdade um homem acusado de roubo de carros, porte ilegal de arma e corrupção ativa. Valter Barbosa Fonseca Neto, 19 anos, foi beneficiado com uma confusão que o magistrado fez ao "colar" indevidamente um trecho de um despacho de absolvição feito por ele mesmo de um processo de 2005, em que o réu se chamava Ewerton.

 

Na sentença que concedeu o alvará de soltura, o magistrado afirma que o Ministério Público pediu a absolvição do réu por insuficiência de provas, já que uma testemunha chamada Michel não reconheceu o acusado como autor do crime.

 

Ojuiz admitiu o erro e alega que teria sido um "descuido" da sua secretária, dele próprio e do promotor do caso.

 

Fonseca frisou que, independentemente da falha, iria absolver Valter.

 

 

Ladrão perigoso

 

Responsável pelo inquérito que culminou no processo contra Valter, o delegado Ronaldo Oliveira, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA), contou ter levado um susto com a decisão.

 

"Ninguém sabe quem é esse homem mencionado nos autos. Ele nunca existiu no inquérito. Valter é umelemento altamente perigoso.

 

Quando foi preso, ficava batendo a cabeça na parede, dizendo que não podia ficar encarcerado", contou Segundo Oliveira, o acusado foi preso por sua equipe, em Angra dos Reis, em um carro roubado. Na ocasião, Valter ofereceu dinheiro aos policiais para que fosse solto.

 

"Ele ficava dizendo que o traficante Jorge Willians de Oliveira Bento, o Furica (exchefe do tráfico de drogas de Parada de Lucas, morto em agosto), mandava qualquer valor para que ele fosse solto", contou o delegado.

 

A Corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ) instaurou uma sindicância interna para investigar o caso. A punição vai de advertência até demissão.

 

"Instaurei um procedimento para averiguar o que realmente aconteceu.

 

Esse tipo de erro 55f no judiciário é raríssimo acontecer. O problema é que, como o acusado foi absolvido, não cabe recurso", disse o corregedor do TJ, Luiz Zveiter.

 

Solto, Valter voltou a roubar.

 

No dia 23, após assaltar um motorista, ele foi baleado na perna - que resultou numa fratura no fêmur - durante confronto com soldados do 9º BPM (Rocha Miranda).

 

Internado no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, ele aproveitou um descuido do policial e fugiu, de madrugada, pela janela da enfermaria onde estava.

 

Na ocasião, a Polícia Militar e a diretoria do hospital abriram sindicância para apurar a fuga e saber se houve negligência.

Abrir WhatsApp