08/04/2022 - 16:16 | última atualização em 11/04/2022 - 18:26

ESA apresenta números do triênio e revela planos para o futuro

Escola busca maneiras de retomar aulas presenciais e expandir serviços para interior do estado

Felipe Benjamin

A Escola Superior de Advocacia (ESA) do Rio de Janeiro apresentou, durante a realização do Conselho Pleno da OABRJ, na tarde de quinta-feira, dia 7, seus números do triênio passado e seus planos para os próximos anos. Representando a entidade, o diretor da ESA, Sérgio Coelho, destacou a necessidade de fazer com que os cursos atinjam cada vez mais áreas do interior do estado.

"A ESA é um instrumento de defesa das prerrogativas", afirmou o diretor. "O advogado e a advogada que sabe o que está fazendo e sabe advogar, dificilmente tem suas prerrogativas violadas. Nunca deixamos de atender os pedidos dos presidentes de subseção, mas para essa nova gestão, a missão é levar a ESA cada vez mais para o interior".

Coelho também destacou a força do modelo telepresencial nos cursos da entidade, cuja abordagem acadêmica é essencialmente dirigida à prática da advocacia.

"Os cursos que a ESA presta e oferece ao mercado não devem nada aos cursos de ponta de qualquer universidade", afirmou. "Muitas vezes os professores são, inclusive, os mesmos. Independentemente do retorno das aulas presenciais, a experiência telepresencial continuará. Cursos em que colocávamos 30, 35 alunos presencialmente, hoje alcançam 150, 200 alunos, espalhados pelo Brasil inteiro".

Durante o Conselho Pleno, um vídeo listando as realizações da ESA durante o triênio 2019-2021 foi exibido. No período, a escola inaugurou sua nova sede; lançou o Cheque-ESA, que garantiu descontos a 11.479 advogados nos cursos da entidade; publicou a obra coletiva "Impactos do Código de Processo Civil 2015 na advocacia", além de 212 artigos em sua revista eletrônica; atendeu 14.740 alunos e realizou 191 lives ou eventos gratuitos que contaram com 105 mil espectadores.

O vídeo destacou ainda os 416 cursos promovidos pela ESA e os 52 mil seguidores que a Escola conquistou nas redes sociais, anunciando ainda planos para formação de um Conselho Acadêmico com pessoas de notável saber nas diversas áreas do Direito em 2022.

Reunião de coordenadores define novas metas

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, os coordenadores da ESA reuniram-se para traçar diretrizes para 2022. O diretor se mostrou otimista para o ano atual.

"Nossos números foram bem recebidos no Pleno, e esse ano teremos um planejamento melhor dos cursos", afirmou Coelho.

"Estamos nos aprimorando com base no histórico que já temos desses dois anos de aulas telepresenciais. Ainda não sabemos bem como voltaremos às aulas presenciais, mas voltaremos pelo menos a ter eventos. Temos tido um crescimento anual orgânico de pelo menos 20% no número de alunos e certamente pretendemos mantê-lo".