30/08/2022 - 13:13

COMPARTILHE

ESA celebra sucesso do projeto Quartas Processuais com lançamento de livro

Obra reúne artigos elaborados a partir de debates realizados pela escola

Felipe Benjamin


O Plenário da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OABRJ foi palco nesta segunda-feira, dia 29, do lançamento do livro "Impactos do Código de Processo Civil de 2015 na advocacia – projeto quartas processuais - Vol. 2", que reúne uma série de textos sobre os temas mais atuais do Direito Processual Civil. O livro conta com artigos formulados a partir dos debates organizados no projeto Quartas Processuais, nos quais a ESA reuniu diferentes figuras do sistema de Justiça para analisar questões relativas ao tema.

"Esse livro é uma obra coletiva que materializou nosso projeto das quartas processuais, que fazíamos de maneira presencial e depois passamos a fazer pelo Instagram", afirmou Nathalia Ribeiro, coordenadora-adjunta de Processo Civil da ESA/OABRJ e responsável pela coordenação da coletânea de textos ao lado de Marcelo Mazzola. "O primeiro volume teve lançamento virtual pelo Zoom e agora conseguimos reunir todos para o lançamento desta edição, que está recheada de excelentes artigos sobre múltiplos temas do Processo Civil".


O evento contou com uma palestra do professor Gustavo Osna. Além de Marcelo e Nathalia, compuseram a mesa da cerimônia o presidente da ESA, Sérgio Coelho, e o vice-diretor, Fernando Cabral.

"Queria parabenizar a ESA pela realização e a condução do projeto das quartas processuais", afirmou Osna. "Com a impossibilidade dos eventos presenciais, a ESA do Rio de Janeiro assumiu um papel de vanguarda nacional em um momento em que era muito difícil ter acesso a informações e a debates, e a condução da escola trouxe debates de altíssimo nível, falando sobre um tema muito rico, e que mostra que o advogado não é indispensável à administração da Justiça por acaso, e sim porque ele é o guardião do bom uso da Justiça".

"A ideia é deixar um grande legado para a OAB", afirmou Mazzola. "Conseguimos tangibilizar em um livro todo esse conteúdo audiovisual que conseguimos produzir ao longo de dois anos com a participação, bastante plural, de advogados, magistrados, defensores e promotores, e é uma honra coroar esse lançamento inaugurando, ainda que extra-oficialmente, esse plenário reformado".

Abrir WhatsApp