22/08/2019 - 09:13 | última atualização em 23/08/2019 - 12:19

ESA inaugura nesta sexta-feira seu novo espaço, quatro vezes maior

Grande marco da gestão, a reformulação faz com que a escola se torne a maior do país

Cássia Bittar

Grande marco do primeiro ano da gestão de Luciano Bandeira à frente da OAB/RJ, a nova Escola Superior de Advocacia (ESA), totalmente expandida, será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 23, às 18h, em seu novo espaço: o edifício histórico localizado na Avenida Marechal Câmara, 210, que já foi sede do Conselho Federal da Ordem, da Caarj e onde funciona o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Linha de frente do foco da Seccional na capacitação e aperfeiçoamento profissional dos colegas, o remodelamento da escola, que passa a contar no prédio novo com um espaço quatro vezes maior do que o que era disponibilizado na sede da OAB/RJ, a torna a maior do país.

Das atuais quatro salas disponíveis no prédio da Ordem, passarão a ser 16, entre elas uma com capacidade maior do que a regular, que dará mais conforto a alunos de cursos mais requisitados, e o plenário histórico do Conselho Federal, que será o auditório da ESA, cenário para aulas magnas, palestras e eventos especiais. Internet de alta velocidade será outro diferencial do espaço, que terá wi-fi em todas as dependências para atender aos alunos e transmissão ao vivo das palestras e cursos gratuitos. Pensando no bem-estar dos que frequentarão a escola em seu novo endereço, haverá também uma sala de estudos, que ficará no mesmo andar em que funcionará uma cantina, e uma área de convivência, que funcionará no espaço externo do quarto andar.

Segundo o presidente Luciano Bandeira, toda a nova estrutura foi pensada seguindo os moldes de escolas de alto nível das demais carreiras jurídicas. “Advogados e advogadas poderão se atualizar de forma rápida e efetiva, com qualidade e de maneira muito mais ampla. Vamos ter um espaço dedicado exclusivamente ao ensino e aperfeiçoamento da advocacia, todo concentrado em um prédio só”, destaca.

Na última semana, alunos da escola já puderam conhecer o novo espaço, que abrigou palestras e alguns cursos, testando a recepção do público. A observação do público e suas necessidades será constante, conta o diretor-geral da ESA, Sérgio Coelho, explicando que a maior quantidade de salas, com capacidades diferentes, permitirá que cada curso seja adaptado ao espaço mais apropriado para sua demanda, o que, segundo ele, aumentará a produtividade. “Além de podermos fazer eventos maiores, para mais alunos, em uma sala grande que teremos, com capacidade para até 80 pessoas, e no auditório, que terá cem lugares. E teremos espaços destinados a matérias específicas, como uma sala de arbitragem, por exemplo, e, uma novidade: três salas pequenas para aulas de inglês jurídico”, acrescenta.