09/10/2019 - 13:06 | última atualização em 09/10/2019 - 14:56

COMPARTILHE

ESA realiza palestra sobre resolução de conflitos realizadas em ambiente digital

Eduardo Sarmento

A segunda edição do projeto 'Quartas processuais', promovido pela Escola Superior de Advocacia, teve como tema as inovações nas estruturas do processo, com ênfase nos modelos de Online Dispute Resolution (ODR). O advogado Jean Carlos Albuquerque Gomes foi o responsável por abordar o assunto, nesta quarta-feira, dia 9.

ODR são meios alternativos de solução de conflitos realizados em ambiente digital, sem a interferência do Estado. Durante sua exposição, Gomes listou os objetivos do uso de ODR e falou da necessidade de adequação a uma nova compreensão do conceito de acesso à Justiça. Segundo ele, obter  a uma decisão justa passa a ser mais importante do que o ingresso exclusivo e primário ao Poder Judiciário.

O palestrante apresentou, ainda, números que comprovam a importância da prevenção do litígio, abordou a cultura demandista que ainda vigora em nossa sociedade e as novas tendências das faculdades de Direito.

O coordenador e a coordenadora-adjunta de Processo Civil da ESA, respectivamente Marcelo Mazzola e Nathalia Ribeiro, abriram o evento. Como em todas as palestras das 'Quartas processuais', foram  sorteados dois cheques ESA de R$ 100 entre os presentes. O vale pode ser usado em qualquer curso ou atividade oferecidos pela escola.

Abrir WhatsApp