23/06/2023 - 15:16 | última atualização em 23/06/2023 - 15:34

ESA sedia lançamento de livro sobre caminhos políticos ligados ao Ministério Público Federal

Obra analisa as variáveis institucionais frente aos últimos acontecimentos na política brasileira

Biah Santiago

A Escola Superior da Advocacia (ESA) da OABRJ sediou, na manhã desta sexta-feira, dia 23, o lançamento do livro ‘Caminhos da política no Ministério Público Federal’ (Amanuense Livros), de autoria do cientista político e pesquisador, Rafael Rodrigues Viegas. O comando do encontro ficou a cargo de integrantes da ESA, a coordenadora acadêmica, Thaís Marçal; e o coordenador de Direito Urbanístico, Leonardo Rocha.

Segundo o autor, a proposta da obra, além de desvendar o direcionamento político ocasionado no Ministério, foi apontar que o principal rumo para o acerto é a associação de classes.

"Trazer essa discussão em um encontro na ESA, para o âmbito do Direito, principalmente para alunos da graduação e, claro, também para o público geral, é importante, já que este tema é mais centrado na ciência política", declarou Viegas.

"Abordar sobre uma instituição como o Ministério Público Federal (MPF), a qual nos proporciona contribuições tão relevantes, é significante. Já que, nos últimos anos, observamos o protagonismo político de procuradores da República e como isso pode ser pensado de maneira indissociável da ascensão da extrema direita e da violência política no país".

O exemplar teve como finalidade contribuir com uma série de reflexões centradas na mudança institucional ocasionada no MPF recentemente e analisar, também, a dimensão corporativa após a Operação Lava-Jato, como explica Rafael Viegas.

Para Thaís Marçal, a Escola detém uma tarefa crucial de levar conhecimento amplo para a advocacia e demais profissionais do Direito.

"Acredito que a Escola tem um papel de promover esse debate interdisciplinar, tal como o Rafael fez essa pesquisa eminentemente focada na ciência política, com um conhecimento também jurídico de sua formação", considerou a coordenadora acadêmica da ESA.

"Se intercambiar é importante para conseguir dar uma visão ampla para as nossas questões, que são atinentes à sociedade contemporânea e mostrar que o Direito tem muito a contribuir.

Em tempo, Thaís ressaltou os alcances educacionais que a ESA alcançou nos últimos meses. De acordo com ela, foram realizados mais de 250 eventos voltados à área pública do Direito.

"É uma alegria conseguir fazer desse espaço, um espaço democrático em que procuradores, advogados, promotores  e magistrados consigam dialogar de tal maneira a fazer uma construção de uma sociedade mais justa, efetiva e desenvolvida", disse.