16/01/2025 - 17:19 | última atualização em 12/02/2025 - 15:30

COMPARTILHE

ESA Social vai oferecer cursos de pós-graduação gratuitos para toda a advocacia, com foco no interior do estado

Projeto inclui a criação de um curso de mestrado gratuito para a classe

Mariana Reduzino






A Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro iniciou, em 2025, um novo projeto: a ESA Social. Esta escola funcionará paralelamente à tradicional ESA, mas com uma programação totalmente gratuita. O objetivo central é incentivar a qualificação de advogados e advogadas, independente da renda, e com foco nos colegas do interior do estado.

Para garantir que todos tenham acesso ao conteúdo integral oferecido, as subseções serão equipadas com tecnologia que permita a participação de alunos e alunas nas aulas ministradas pela ESA Social, por videoconferência.

De acordo com a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, um dos grandes desafios do novo projeto será a criação do mestrado gratuito da OABRJ, iniciativa que já está em fase de planejamento.

“Estamos muito otimistas e muito felizes com o projeto da ESA Social e com o atendimento ao interior, levando cursos de alta qualidade para a advocacia de todo o estado. Com conhecimento de qualidade, todos nós ficamos mais fortes e somos, sem dúvida nenhuma, mais respeitados”, declarou a presidente da OABRJ.

A direção da ESA Social ficará sob a responsabilidade da advogada e professora da Uerj, Vânia Aieta. 

O advogado e professor João Quinelato, que continuará à frente da ESA no triênio 2025-2027, destacou a nova face da escola como uma excelente iniciativa para qualificação da classe.

“Esse projeto veio para somar à ESA, que já tem um caráter social, com o objetivo de qualificar a advocacia de maneira gratuita e voluntária. Além disso, busca facilitar o acesso a esse conteúdo para todos os colegas”, destacou.

Abrir WhatsApp