23/09/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Estado quer estender para estágios a lei de cotas

Estado quer estender para estágios a lei de cotas

 

 

Do jornal O Globo

 

23/09/2008 - Se o projeto de lei enviado pelo governo à Assembléia Legislativa for aprovado, os alunos que ingressarem nos cursos universitários também terão direito a reserva de vagas em estágios das secretarias e empresas públicas do estado.

 

Além disso, o governo se compromete a criar um projeto para financiar pequenas iniciativas desses alunos.

 

Quando foi criada em 2003, a lei de cotas previa uma revisão no quinto ano. De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, os percentuais de 20% para minorias étnicas, 20% para alunos de escolas públicas e 5% para deficientes e filhos de agentes de seguranç 560 a mortos em serviços foram mantidos e serão os mesmos para as cotas de estágios. "Nossa intenção é criar mais caminhos para a integração desses jovens", disse o secretário, lembrando que a proposta é que a próxima revisão da lei seja daqui a dez anos.

 

 

Deputado Comte: "Foram cinco anos perdidos"

 

O presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), afirmou que a revisão foi proposta pela Casa para que o estado não usasse a lei para compensar a falta de qualidade da educação básica. Segundo o deputado, a manutenção dos percentuais das cotas - para ele, o correto no momento - mostra que em nada se evoluiu: "Se houvesse escola pública de qualidade, não haveria necessidade da lei. Foram cinco anos perdidos porque em nada evoluímos para pelo menos reduzir os percentuais."
Abrir WhatsApp