20/11/2008 - 16:06

Estudantes apresentam denúncia ao Conselho Federal

Do Jornal do Commercio

20/11/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu ontem denúncias de mercantilização do ensino apresentadas por Eduardo Chíxaro e Forlan Campos, estudantes de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), de Brasília, que decidiram apelar à OAB para melhorar a qualidade da formação recebida.

Entre as críticas feitas a Britto estão, segundo eles, baixa qualidade do ensino, pouco ou nenhum diálogo com a direção do centro universitário, realização cada vez mais freqüente de cursos não presenciais, eminente risco de reprovação em massa, devido a mudanças abruptas dos métodos de avaliação, e falta de atividades de extensão e relativas à pesquisa. Isso não existe em nossa faculdade da forma que deveria ser, comprometendo a nossa formação profissional e como cidadãos, afirmou Chíxaro.

Britto pediu aos estudantes que encaminhem formalmente as denúncias e informou que as enviará para avaliação da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da entidade. Caso as informações sejam comprovadas, a OAB poderá requerer uma inspeção do Ministério da Educação à instituição.

Os estudantes decidiram procurar as instituições públicas e representativas da sociedade para que a discussão em torno da melhoria do ensino privado seja extra muros da universidade.