31/08/2022 - 17:39 | última atualização em 06/09/2022 - 00:02

COMPARTILHE

Estudantes de Direito conhecem a OABRJ em visita guiada

Encontro com os alunos apresentou os espaços e as atividades exercidas na Seccional

Biah Santiago


A Vice-Presidência e a Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ recepcionaram, na sede da Seccional na tarde desta quarta-feira, dia 31, estudantes de Direito da Universidade Estácio de Sá das unidades da Barra da Tijuca (Campus Tom Jobim) e de Madureira em mais uma visita guiada para conhecer a estrutura e a história da Ordem.

O Plenário Evandro Lins e Silva foi o primeiro local apresentado aos alunos, visita comandada pelo chefe do Departamento de Serviços-Gerais da Seccional, Altair Nascimento. Outras instalações da Ordem foram mostradas aos estudantes, como o Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, o Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira e a parte administrativa da OABRJ. Os Escritórios Digitais - com acessibilidade para pessoa com deficiência -, a Procuradoria-Geral, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), o Centro de Documentação e Pesquisa, o andar da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), a recém inaugurada Biblioteca Waldemar Zveiter e área de peticionamento eletrônico foram outros pontos apresentados aos estudantes. 

Vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio recebeu os alunos explicando a estrutura organizacional e as atividades realizadas pelos dirigentes de Ordem. Basilio apresentou, também, as funções da 1ª e 2ª câmaras do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). A 1ª com o objetivo de julgar a inscrição de estagiários e advogados e a segunda responsável por avaliar os pedidos de desagravo da advocacia.

“A visita guiada tem como função mostrar aos alunos de Direito como de fato a Ordem funciona”, disse Basilio. “Neste plenário, por exemplo, realizamos as sessões do Conselho Pleno e realizamos diariamente os eventos produzidos pelas mais de 140 comissões temáticas. A Seccional é um universo, as opiniões jurídicas da OABRJ saem, também desses grupos. Estamos de portas abertas aos estudantes para que possam conhecer e se encantar com a advocacia”.


Além de Basilio, a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica, Thaís Fontes; e a conselheira da Seccional e secretária-geral da Comissão de Celeridade Processual, Manuela Dourado, também participaram da visita. Fontes anunciou aos alunos que é possível a participação de estudantes e estagiários de Direito como colaboradores de algumas comissões da OABRJ. 

Os coordenadores do Núcleo de Práticas Jurídicas das unidades da Barra e de Madureira, Marcele Duarte e Marcio Bebiano, respectivamente, salientaram a importância de conhecer diferentes campos de atuação na profissão.

“A visita é muito interessante, pois o acadêmico do curso de Direito desconhece essas informações práticas. E nem todas nós conseguimos passar dentro da universidade. Muitos aqui não conheciam a Caarj, por exemplo. Espero que a OABRJ continue a promover essas visitas e mais projetos voltados aos estudantes”, disse Bebiano. 

Corroborando a fala do colega, Marcele Duarte destacou que os alunos “têm pouco contato com a Ordem. Eles conhecem a parte teórica, mas eles não têm a dimensão do que é a verdadeira atuação da advocacia. Essas visitas são essenciais para a aproximação do local, do funcionamento, pois proporcionam um conforto maior para o futuro deles na carreira”. 

O encontro contou, ainda, com a presença da diretora de Igualdade Racial, Ivone Ferreira Caetano; e da corregedora do TED e coordenadora da Advocacia Preta Carioca,  Ângela Kimbangu. 

“É uma alegria muito grande falar com os estudantes de Direito. Como é importante esse momento de vocês dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, dentro da casa do advogado”, ressaltou Kimbangu. “A advocacia é quem gera a jurisprudência e cuida da sociedade. Atuo, hoje, como corregedora do TED e ele é um órgão para evitar que esta nobre profissão seja manchada".

Abrir WhatsApp