14/06/2023 - 13:56 | última atualização em 14/06/2023 - 14:12

Evento analisa prática da advocacia frente às novas formas de atuação

Na ocasião, também foram empossados membros da Diretoria de Valorização da Advocacia da Ordem

Biah Santiago

A Diretoria de Valorização da Advocacia (DVA) da OABRJ realizou na noite de terça-feira, dia 13, evento para abordar a prática advocatícia no cenário moderno e os desafios enfrentados por advogados e advogadas em início de carreira.

Na ocasião, foram empossados novos integrantes do grupo na Coordenadoria da Advocacia Moderna da Diretoria de Valorização da Advocacia da Seccional. É possível assistir na íntegra pelo canal da Ordem no YouTube.

“A Diretoria de Valorização abrange diversas áreas e esta nova Coordenadoria irá agregar todos os trabalhos que já estão sendo realizados. A advocacia moderna é tudo aquilo que esperamos de êxito para a classe, sejam para os novos ou antigos advogados. É a advocacia com a visão de novos enfrentamentos, de modalidades atuais de atuação, estando atualizada, valorizada e respeitada”, considerou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, na abertura do encontro.

Ao lado de Basilio, compuseram a mesa o vice-diretor de Valorização da Advocacia da Seccional e presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), James Walker; o procurador-geral da OABRJ, coordenador das Comissões Especiais da Ordem e diretor de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira; a presidente da OAB/Rio Bonito, Karen Figueiredo; a coordenadora da Diretoria de Valorização da Seccional no âmbito da advocacia moderna, Lívia Madeira; o secretário-geral da Anacrim e coordenador da Diretoria de Valorização da OABRJ no âmbito da advocacia criminal, Ralph de Andrade; e a conselheira seccional e vice-diretora de Valorização da Advocacia da OABRJ no âmbito da Mulher, Silvia Correia.

“Quando penso em advocacia moderna, acredito que ela vá além da jovialidade da classe. Ser moderno significa não ter medo de realizar e de atingir seus objetivos”, analisou Silvia.

“Precisamos ter, também, um olhar de vanguarda para dar um passo à frente e fortalecer a missão de construir uma advocacia unida e profícua, para que possamos quebrar paradigmas, abrir portas e reforçar a paridade de gênero dentro dos espaços jurídicos”.

Para tratar de temas voltados às oportunidades de mercado para a nova advocacia, as palestras do encontro contaram com as apresentações de integrantes da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ: dos vice-diretores nos âmbitos da prerrogativas Carolina Miraglia; das subseções, Lucas Perez; e da área tributária, Gabriel Quintanilha; da coordenadora-adjunta da Advocacia Moderna, Tayanna Campello; e da mentora em Comunicação e integrante da DVA, Camila Frecheiras.

Entre os temas abordados pelos palestrantes estiveram a simplificação da área tributária nos honorários advocatícios; a nova comunicação na advocacia; e a importância do livre e pleno exercício da classe na prática.

“A matéria tributária deveria ser algo instituído desde os primeiros anos de ensino, o que faria a diferença no dia a dia de cada um, não só para a advocacia”, disse Quintanilha.

“A própria classe precisa estar mais bem preparada e exercer a profissão com conhecimento sobre empreendedorismo, por exemplo. A grande verdade é que precisamos entender e pensar onde e quando queremos chegar em nossa carreira, e temos a Ordem, casa do advogado, para aprender a como começar a atuar”.