09/05/2017 - 16:43 | última atualização em 09/05/2017 - 17:17

Evento coloca em foco a participação das mulheres no Direito cooperativo

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
As comissões OAB Mulher e Especial de Direito Cooperativo (CEDC) da OAB/RJ realizaram, nesta terça-feira, dia 9, o seminário Cooperativismo: democracia econômica e de gênero, em parceria com o Sistema OCB/RJ e a Ibecoop.

Ao dar início à atividade, o presidente da CEDC, Ronaldo Gaudio, ressaltou a importância da participação das mulheres no cooperativismo. “Pauta importantíssima, tanto para o direito cooperativo quanto para o movimento feminista. Esse é o momento de as mudanças se consolidarem. Existe um protagonismo feminino dentro do cooperativismo, e isso está na história do setor. O livro lançado aqui é um exemplo”, afirmou, se referindo ao livro O pensamento feminino na construção do Direito Cooperativo, cujo lançamento foi realizado na abertura do seminário. Foram sorteados exemplares entre os participantes.

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Na abertura, representando o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, deu as boas vindas aos participantes e lembrou o papel da Seccional no debate das questões importantes para sociedade. “Temos levado o tema da participação feminina aos espaços de discussão da Ordem, como o Colégio de Presidentes, e isso é inédito. Nós mulheres sabemos como a inclusão desse assunto parece simples, mas não é. A sociedade tem o machismo muito arraigado, e com a OAB/RJ não seria diferente. Essa obra [O pensamento feminino na construção do Direito Cooperativo] é a prova de que nós mulheres podemos, devemos e sabemos falar sobre o que quisermos”, resumiu ela.

Além de Marisa Gaudio, compuseram a mesa de abertura a juíza e membro do Ibecoop, Raquel Chrispino; a diretora do Sicoob Central Rio e da Cooperativa de Crédito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Coomperj) e membro da CEDC da Ordem, Mary Virginia Northrup; a vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez; e também o presidente da OCB/RJ, Marcos Diaz.

O seminário

Durante o evento, foram debatidos temas como Reflexões em torno da reserva para a educação e formação cooperativas, cuja palestra foi da professora do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) Deolinda Meira. “Uma das maiores especificidades do regime jurídico das cooperativas é a reserva de educação e formação cooperativa. Esta reserva é reveladora da natureza empresarial atípica das cooperativas. A análise do regime jurídico dessa reserva não pode desligar-se da especificidade do objeto, que tem uma dimensão econômica e outro social”, explicou Meira.

Outros painéis, como o Princípio da educação cooperativa na solução de conflito entre as cooperativas e sócios, com a professora da Universidad Austral Marília Ferraz Teixeira, e Gênero e cooperativismo sob a perspectiva LGBT, com a integrante da CEDC-OAB/RJ e presidente da CDHO-OAB/RJ, Raquel Castro, completaram a pauta do dia.