12/04/2022 - 13:04 | última atualização em 12/04/2022 - 15:17

COMPARTILHE

Evento na OABRJ analisou riscos à democracia

Palestras fizeram parte da celebração do Dia do Jornalista

Felipe Benjamin

Realizado pela OABRJ em conjunto com Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), o evento 'A democracia e seus inimigos' ocupou o plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, na sexta-feira, dia 8. Comandado pelo diretor de assuntos internacionais e relações governamentais do SPC Brasil, Robert Barbosa, o encontro contou com o apoio da Universidade Iguaçu (Unig), e discutiu, entre outros temas, os desafios apresentados pelas fake news, os casos de mulheres jornalistas agredidas por meio digital e a liberdade de expressão.

Compuseram a mesa a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Ferreira Caetano; o juiz e assessor de imprensa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Edmundo Franca de Oliveira; o presidente da Associação da Imprensa do Brasil (AIB), Manuel Lopes da Cunha; e o presidente da Caarj, Ricardo Menezes.

O evento marcou as celebrações do Dia do Jornalista, que acontecem anualmente no dia 7 de abril. Manuel Lopes da Cunha falou sobre a importância da data.

"No evento de hoje celebramos o Dia do Jornalista", afirmou o presidente da AIB. "Neste dia há muito o que celebrar, mas também muito a lamentar. É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda vejamos jornalistas sendo agredidos, perseguidos, censurados e assassinados".

Participaram ainda como integrantes da mesa o jornalista da Rede Globo, Genílson Araújo; a integrante da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); a delegada de Polícia Civil Débora Rodrigues; o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Caio Mirabelii; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da AIB, Márcio Benedito da Silva; e o desembargador do TRF2, André Fontes.

Abrir WhatsApp