05/04/2022 - 18:30 | última atualização em 05/04/2022 - 19:39

Em evento na OABRJ, comissão discutiu futuro da inclusão

Cerimônia apresentou integrantes e planos de expansão da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Felipe Benjamin

O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, foi palco nesta terça-feira, dia 5, do evento "Incluir é garantir", promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OABRJ, que discutiu as relações institucionais do grupo, além de políticas de divulgação, visibilidade e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Acompanhado pela secretária da CDPD, Magda Hruza, o presidente da comissão, Geraldo Nogueira, falou sobre a ampliação da atuação da comissão.

"Crescemos muito, e as responsabilidades não param de chegar", afirmou Geraldo. "Por isso criamos duas vice-presidências, a de Processos Legislativos e Relações Governamentais, conduzida pelo querido Luiz Claudio Freitas, e a de Integração das Comissões da Ordem, comandada por Justino Carvalho; e também duas coordenadorias, a de Defesa do Direito, liderada por Ricardo Azevedo, e a de Comunicação e Eventos, presidida por Denis Deli".

O presidente também destacou a presença de representantes de subseções de todo o estado e falou das motivações que impulsionam os membros da CDPD.

"A comissão teve papéis importantes durante a História, e um deles foi na Lei Brasileira de Inclusão", afirmou. "Formamos aqui um grupo e fomos convidados para irmos a Brasília entregar o documento que preparamos com propostas para a Lei Brasileira de Inclusão. Entre as sugestões, estava o nome da lei que até então se chamava Estatuto da Pessoa com Deficiência. Muita gente pode olhar para nós e dizer que não fazemos nada, mas participamos da pavimentação inicial da estrada que estamos construindo. Não somos um grupo que está se juntando agora. Temos uma história reconhecida inclusive pelo próprio Congresso Nacional, e esse trabalho é feito porque lutamos por uma causa na qual acreditamos".

O evento, comandado pelo presidente da CDPD, Geraldo Nogueira, teve abertura realizada pela vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio, e pelo presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes.

"Estou aqui em nome da Diretoria da OABRJ e do presidente Luciano Bandeira para dizer que essa comissão e o trabalho que ela realiza são uma de nossas prioridades neste triênio", afirmou Ana Tereza. "Temos muito a avançar nesta pauta, mas não tenho dúvidas de que conseguiremos muitas conquistas. A Ordem é, sem dúvida nenhuma, a instituição capaz de levantar essa bandeira e chamar a atenção para o investimento na facilitação do trabalho e da atuação das pessoas com deficência".

Muito aplaudida, a vice-presidente propôs um convênio com a Comissão de Mentoria da Seccional.

"Queremos multiplicar a mentoria com a ajuda de vocês, para ajudar a inserir no mercado nossos colegas advogados com deficiência", disse.

Ricardo Menezes destacou seu apreço pela comissão e se mostrou otimista para o futuro do grupo: "Me alegra muito ver que em uma tarde de terça-feira temos tantas pessoas aqui, inclusive de diversas subseções do estado. Essa é uma comissão pela qual eu tenho muito carinho. Vemos tantas coisas que não vão para a frente, mas no caso da CDPD, tenho certeza de que, de mãos dadas, teremos avanços. Precisamos tirar as coisas do papel e torná-las realidade".