Realizado no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da OABRJ, o evento "Novos espaços de moda – mídias, streaming e metaverso" discutiu os desafios e oportunidades criadas com as novas ferramentas tecnológicas nas interseções entre o Direito e a moda. O encontro foi comandado pela 2ª vice-presidente da Comissão de Direito da Moda (CDM) da Seccional, Renata Lisboa, e reuniu profissionais do mundo da moda e integrantes da comissão da Ordem. "A moda tem sempre uma expressão social. Ela é uma resposta, ou um ataque ou uma tentativa de inserção", afirmou Lisboa."Nosso objetivo com esses encontros é ser uma ponte, acabando com o hiato que existe entre a indústria e o Direito". As mudanças nas manifestações do mundo da moda foram abordadas por Patrícia Piovesan, integrante da CDM, e da influenciadora digital Monique Escapeti, criadora da ME Store, que integraram a mesa ao lado de Lisboa; da executiva-chefe da Vex, Bianca Torquato, e da integrante da CDMD Mariana Molisani, que falou sobre como a pandemia acelerou o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias e fez uma breve abordagem sobre a relevância dos contratos no Direito do entretenimento e da moda. “A gente teve que se adequar utilizando as novas tecnologias porque o mercado entrou em recessão, principalmente o mercado da moda e do entretenimento”, disse Molisani. "Com a evolução dos desfiles de moda, foi necessário incluir as tecnologias nas peças e nas produções", afirmou Piovesan. "Moda e tecnologia andam juntas, e, além disso, as marcas passaram a modificar seu ponto de vista, indo além da ideia clássica da modelo que veste 36 vestindo suas roupas. Hoje todos seguem influenciadores digitais, todos estão no Instagram, então moda e tecnologia têm se impactado mutuamente". Já Escapeti falou dos desafios na adaptação para os donos de marcas, com o avanço das tecnologias e plataformas. "Há sempre desafios no processo de reinvenção no mundo da moda, mas para se destacar no mercado é essencial se apegar à autenticidade", afirmou a influenciadora. "O Instagram trazia uma estrutura mais elaborada, mas agora temos o TikTok que trouxe de volta a simplicidade, a aproximação com os seguidores e a ideia da criação de comunidades. Além disso, temos a chegada do metaverso, que também traz novas características e obrigam os profissionais da moda a se adaptar da melhor maneira". Falando sobre novas tecnologias como o metaverso, NFTs e realidade aumentada, Bianca Torquato destacou o processo de chegada de marcas consolidadas às novas plataformas. "As marcas não surgiram no Instagram desde o primeiro dia", afirmou a CEO da Vex. "Elas perceberam que havia essa plataforma e souberam se inserir e apresentar seu conteúdo. O mesmo está acontecendo com o Metaverso. Nós oferecemos um provador digital na qual o cliente pode ter uma prévia de como uma roupa ficaria se usada no corpo e, ao mesmo tempo, ser inserido no mundo digital. Então essa é a ponte que fazemos com o mundo da moda'.