04/10/2022 - 16:01 | última atualização em 04/10/2022 - 17:13

COMPARTILHE

Evento na sede da OABRJ promove diálogo sobre autismo

Paula Freitas


A Comissão de Direitos dos Autistas e seus Familiares da OABRJ realizou nesta terça-feira, dia 4, o encontro ‘diálogos sobre autismo’ no Plenário Carlos Maurício, localizado na sede da Seccional. O evento procurou tratar do autismo a partir da perspectiva de pessoas envolvidas na causa e passou por temáticas como os impactos do rol taxativo, derrubado em setembro no Senado, no tratamento de pessoas com esse diagnóstico.

Compondo a mesa, a presidente do grupo, Anna Carolina Dunna Correa; a subsecretária de cuidados especiais da Casa Civil, Verônica Legentil; a psicóloga clínica e presidente da Associação Brasileira de Mutismo Seletivo e Ansiedade Infantil (Abramute), Francilene Torraca; o professor e advogado Marcelo Valio e a psicopedagoga Glauciê Gleyds.

Na abertura, a presidente do grupo, Anna Carolina Dunna, retratou a relevância de encontros que tenham como proposta o debate sobre o autismo no contexto atual. 

“A nossa ideia é conversar sobre alguns temas que são bem difíceis para quem recebe o diagnóstico de autismo, como a questão dos planos de saúde, que não oferecem tratamentos decentes e com profissionais qualificados, a falta de mediação escolar e a ausência de médicos no SUS para diagnosticar e tratar essas crianças. Nós vemos essa situação com muita preocupação”, relata. 


O debate contou com a participação de Andrea Bussade, integrante da Comissão da Pessoa com Deficiência da OABRJ e superintendente de políticas para pessoas com deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Bussade é mãe do Gabriel, de 23 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O secretário-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica da OABRJ, Álvaro Quintão também prestigiou o evento.

“Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, eu parabenizo e agradeço pelo trabalho que essa comissão vem fazendo. Nós somos representantes da sociedade civil. A OABRJ é muito mais que um órgão de classe, de prerrogativas, é uma instituição reconhecida nacionalmente pela sua defesa da sociedade e nada mais a representa do que temas como esse serem debatidos”, afirmou Quintão.  

Ao final do encontro, foi aberto um espaço para realização de perguntas destinadas aos participantes por parte do público.

Abrir WhatsApp