16/02/2022 - 09:37 | última atualização em 16/02/2022 - 09:42

COMPARTILHE

Fátima Antunes lança "Estresse em advogados" na OABRJ

Livro criado a partir de pesquisa elaborada por psicóloga aponta dificuldades dos profissionais e seus familiares

Felipe Benjamin

A sede da OABRJ foi palco, nesta terça-feira, 15, do lançamento do livro "Estresse em advogados", da psicóloga Fátima Antunes. Casada com o advogado Maurício Alves Costa, e especialista em Gerenciamento do Estresse pelo International Stress Management Association (ISMA), a autora realizou o primeiro estudo sobre o tema no país, coletando informações entre fevereiro e maio de 2018, e investigando o poder preditivo de fontes potencialmente estressoras no trabalho – latitude de decisão, demandas psicológicas e físicas, relacionamento com cliente, suporte social de colegas e insegurança – na insatisfação, na depressão e em problemas psicossomáticos, principais sintomas associados ao estresse laboral.

"O livro surgiu do fato de eu ter um marido advogado e conviver com pessoas que estavam adoecendo visivelmente por conta de suas carreiras", diz Fátima.

"A advocacia está o tempo inteiro envolvida numa dinâmica que exige envolvimento praticamente absoluto para a obtenção de resultados, e muitas vezes os resultados obtidos não refletem o empenho dos profissionais. Há uma demanda psicológica enorme, especialmente por conta das cobranças dos clientes, que podem levar o advogado à exaustão".

Segundo Fátima, o livro não apenas aponta causas e fatores de estresse nesses profissionais, mas também revela caminhos para aprender a lidar com a pressão.

"O autoconhecimento é o melhor caminho", diz a psicóloga. "Você deve saber seus limites e preferências, e aproveitar os prazeres da vida com parcimônia. Há outros fatores como uma alimentação mais saudável e exercícios físicos, mas o segredo é se conhecer, e saber para onde deve-se direcionar o bem-estar".

Fátima destaca que o livro também pode inspirar amigos e familiares de advogados a aprenderem a conviver com a natureza estressante da profissão.

"Acho que o livro vai muito além dos advogados", conta Fátima. "A advocacia está acostumada a tentar vencer nas conversas e discussões, então a convivência pode ficar difícil. Quando um familiar de advogado lê, ele passa a entender melhor as situações da profissão e as razões do estresse".

Abrir WhatsApp