04/03/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Fique Digital: nova fase da campanha promove cursos gratuitos nas susbeções






Nova fase da campanha promove cursos gratuitos nas subseções



Da redação da Tribuna do Advogado

04/03/2011 - A Campanha Fique digital, promovida pela Seccional e pela Caarj para auxiliar os advogados nos novos procedimentos da Justiça, entra em nova fase a partir deste mês. Além das orientações sobre o peticionamento eletrônico, o objetivo da campanha, agora, é explicar a instalação dos softwares de cada tribunal e capacitar os colegas para a certificação digital.
 
Entre 19 de março e 30 de abril, a Caarj e as comissões da Justiça do Trabalho e de Direito e Tecnologia de Informação  (CDTI) da OAB/RJ vão percorrer 12 subseções para ministrar cursos gratuitos sobre peticionamento e certificação no âmbito virtual. Em pauta, a Lei do Processo Eletrônico e detalhes de cada tribunal, além de demonstrações práticas de como o advogado deve proceder para peticionar nos novos meios.
 
A presidente da CDTI, Ana Amélia Menna Barreto, que atua como professora e coordenadora dos cursos, lembra que a ação é a segunda etapa da caravana digital que, entre setembro e dezembro de 2010, beneficiou centenas de advogados em todo o estado.
 
"Cumprindo uma promessa de campanha da atual gestão, a Seccional continua liderando o processo de inclusão digital da classe jurídica que, pouco a pouco, vai se familiarizando com os procedimentos virtuais", salientou.
 
Ceritificação digital
 
Essencial para peticionamento eletrônico, a certificação digital é tema de acordo entre a Seccional e a Certisign, empresa que funciona como autoridade certificadora no país. Pelo convênio, que entra em vigor ainda este mês com inauguração de postos de assinatura digital nas sedes e salas da OAB/RJ, o advogado pagará R$ 120 para validar seu cartão profissional para a assinatura digital, recebendo, gratuitamente, a máquina leitora, que custa, em média, também R$ 120.
 
"Com a nova etapa da caravana digital e a com a parceria firmada para a certificação, a OAB/RJ aumenta o leque de ações da Campanha Fique digital, que inclui, ainda, parceria para venda de equipamento a preços inferiores aos do mercado", conclui Ana Amélia.


Clique aqui para ver o cronograma dos cursos e fazer sua inscrição.
Abrir WhatsApp