18/07/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Fórum de Volta Redonda é inaugurado

Fórum de Volta Redonda é inaugurado

 

Do Jornal do Commercio

18/07/2008 - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, e o corregedor geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, inauguraram nesta quinta-feira mais um fórum, desta vez no município de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A data marcou o aniversário de 54 anos da cidade.

Estiveram presentes a inauguração, o prefeito Gothardo Neto, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), desembargador Roberto Felinto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio, Wadih Damous, entre outras autoridades do Poder Judiciário e local.

Murta Ribeiro destacou a importância da regionalização e disse que é fundamental levar os serviços da Justiça para mais próximo do povo. Além das instalações, da obra e da proximidade do povo, a administração do TJ está muito preocupada com a gestão de pessoas para oferecer serviços mais humanos e igualitários aos jurisdicionados, afirmou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, lembrou as condições subumanas em que os funcionários da Justiça trabalharam até duas décadas atrás e a diferença para a nova realidade, com inaugurações e reformas dos fóruns. Assim, os colaboradores do Judiciário podem prestar serviços com mais celeridade e eficiência para a população, disse.

O diretor do fórum, Luiz Eduardo Canabarro, elogiou o novo espaço. Toda a comunidade jurídica da região tem manifestado publicamente a importância dessa área, ressaltou. E o prefeito agradeceu a atual administração do TJ-RJ e a todos os funcionários pelos serviços prestados à população da cidade. Volta Redonda recebe na data do seu aniversário um dos seus melhores presentes, que é um fórum à altura da importância da cidade para o estado, enfatizou.

CUSTO. As obras do novo fórum tiveram início em outubro de 2006 e foram orçadas em R$ 17.577.727,08. Foi construída uma área total de 10.383,36 metros quadrados. O nome do novo prédio é uma homenagem ao desembargador já falecido Abeylard Pereira Gomes, nascido em 1º de julho de 1915. Ele atuou em diversas comarcas fluminenses, entre elas, a de Volta Redonda, de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu. Natural do Paraná, tomou posse na magistratura em 15 de julho de 1952, iniciando a sua carreira em Natividade.

Em seguida, o magistrado passou pela comarca de Itaperuna, foi titular da Comarca de Volta Redonda, permanecendo na região, por quatro anos, até ser promovido para a Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, tendo sido removido, depois para Nova Iguaçu e, em seguida, para a 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias.

Em 1968, foi promovido ao cargo de substituto de desembargador, e, em 1977, alcançou o ápice da carreira. Em 1984, foi eleito 3º vice-presidente do TJ do Rio, vindo a se aposentar em junho de 1985, após atuar durante 33 anos no Judiciário Fluminense. Faleceu em 22 de junho de 1999, na cidade de Niterói.

Abrir WhatsApp