28/08/2019 - 12:08 | última atualização em 28/08/2019 - 18:27

'Gabinete Itinerante': Luciano Bandeira conversa com advogados trabalhistas na Casa do Advogado Paulo Saboya e no TRT

Nádia Mendes

Dando continuidade ao projeto que pretende aproximar a Diretoria da Seccional da advocacia fluminense, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, esteve na manhã desta quarta-feira, dia 28, em um café da manhã na Casa do Advogado Paulo Saboya, na Rua do Rezende, e, em seguida, na sede do TRT situada na Rua do Lavradio.

De maneira informal, a conversa girou em torno dos principais problemas enfrentados pelos colegas trabalhistas. Em relação aos serviços prestados pela Ordem, os relatos eram de que, por mais que a Casa seja um ponto de apoio importante para a atuação profissional, ela precisa de alguns reparos.

Ciente do problema, Luciano adiantou que a Diretoria da Seccional está procurando outros imóveis na região que possam abrigar e aperfeiçoar o serviço prestado pela Casa Paulo Saboya. "Sabemos que temos problemas de acessibilidade, por exemplo, mas todos os prédios da região têm esses mesmos problemas. Estamos procurando um lugar onde poderemos oferecer melhores condições de trabalho para a advocacia que milita na Justiça do Trabalho", disse.

Capacitação profissional em foco

Advogada há dois anos, Isabel Tebaldi pediu a Luciano um olhar voltado ao aperfeiçoamento profissional já que os jovens advogados geralmente saem da faculdade com o domínio da teoria, mas com pouca noção prática. "Sugeri a ele um convênio para que o peticionamento eletrônico seja ensinado na faculdade. Logo depois que nos formamos temos que ter o domínio de três programas", reforçou.

Luciano antecipou que a Ordem lançará programas voltados ao aperfeiçoamento profissional e que este é um dos pilares da gestão. "Inauguramos, na última sexta-feira, uma nova ESA. Aumentamos em quatro vezes a capacidade da escola justamente porque entendemos que é fundamental capacitar a advocacia", disse.

Ainda sobre a questão de aperfeiçoamento profissional, a advogada Vânia Matos sugeriu mais horários para a realização dos cursos oferecidos pela Seccional. "O ideal seria que a Ordem oferecesse mais cursos aos finais de semana, principalmente voltados à prática profissional".

O projeto 'Gabinete Itinerante' terá periodicidade mensal e a intenção é alcançar todo o Rio de Janeiro.

"Temos que estar presentes onde o advogado atua, iremos a todos os fóruns do estado", adiantou Luciano.

Integraram a comitiva o secretário-geral da Ordem, Álvaro Quintão; o presidente e o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes e Fred Mendes; o procurador-geral da OAB/RJ, Alfredo Hilário; o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho, Sérgio Batalha; o presidente da Comissão de Celeridade Processual, Paulo Grossi, e o assessor da presidência, Carlos André Pedrazzi.

Ainda nesta quarta-feira, dia 28, o grupo visitará, às 14h, os juizados especiais de Copacabana e da Gávea. Na quinta-feira, dia 29, o presidente estará nos JECs da Tijuca e de Vila Isabel.