27/08/2019 - 20:56 | última atualização em 28/08/2019 - 10:53

‘Gabinete Itinerante’: Luciano ouve pleitos da advocacia na sala da Ordem no Fórum Central e na Casa das Prerrogativas

Clara Passi

Projeto que aproxima a diretoria da Seccional da advocacia militante que frequenta os espaços mantidos pela Ordem, o Gabinete Itinerante teve, nesta terça-feira, dia 27, sua primeira edição. O pontapé inicial foi a sala do Fórum Central. Depois, a comitiva liderada pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, seguiu para a Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, na Rua Assembleia, 10.

O projeto terá periodicidade mensal e a intenção é alcançar todo o estado. Na quarta-feira, dia 28, às 9h, o grupo visitará o Tribunal Regional do Trabalho e, às 14h, os Juizados Especiais de Copacabana e da Gávea. Na quinta-feira, dia 29, o presidente estará nos JECs da Tijuca e de Vila Isabel.

"Este primeiro dia foi muito positivo. Rodaremos todos os fóruns regionais da capital e do interior, iremos a todas as comarcas. O Gabinete Itinerante é algo permanente que funcionará nesses três anos de gestão”, diz Luciano.

Integraram o grupo que acompanhou Luciano o assessor especial da Presidência, Carlos André Pedrazzi, o presidente da Comissão de Celeridade Processual da OAB/RJ, Paulo Grossi, o procurador-geral da Seccional, Alfredo Hilário, a vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais Estaduais, Fernanda Mata, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, e o tesoureiro da Caixa, Frederico Mendes.

O presidente foi abordado por vários colegas, que relataram problemas no dia a dia do tribunal e deram sugestões sobre como a Ordem poderia atuar.

Diogo dos Santos Teixeira elogiou a aproximação do presidente com a classe. “É diferente conversarmos com um advogado que milita, que vive as agruras da advocacia, que não é um mero gestor que fica no escritório apenas delegando tarefas. É fundamental ter esse perfil atuante, combativo, que se faz presente no dia a dia da classe”.

Rodrigo Assunção Salvador disse que aproveitou o encontro para queixar-se das dificuldades que enfrenta na primeira instância para despachar sobre processos complexos, que envolvem altos valores.  “Colocar-se disponível para ouvir o advogado dessa forma voluntária e fiscalizar para coibir erros dos juízes são maneiras de a Ordem ajudar”.

Celso Oliveira:  “Pude falar com Luciano sobre o reajuste no valor do plano de saúde coletivo, um assunto que vem me afligindo”.