30/04/2009 - 16:06

Gilmar Mendes faz reunião com líderes de partidos

Do Jornal do Commercio

30/04/2009 - A necessidade de se dar prioridade aos projetos do 2º Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível também foi o tema de café da manhã ontem com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, os líderes de partidos da Câmara dos Deputados e o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza.

Os deputados Sandro Mabel (PR-GO), Ricardo Barros (PP-PR), Tadeu Filippelli (PMDB-DF), Márcio França (PSB-SP), Henrique Alves (PMDB-RN), Jovair Arantes (PTB-GO), Hugo Leal (PSC-RJ), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Luiz Sérgio (PT-RJ) e José Aníbal (PSDB-SP) - líderes de partidos ou de blocos da Câmara - participaram da reunião entre a Câmara, o STF e o Ministério Público Federal (MPF).

O deputado Márcio França sugeriu que as questões do Judiciário e do Ministério Público sejam votadas em uma semana específica. Isso poderá ocorrer no mês de agosto ou setembro deste ano. Sandro Mabel afirmou que o encontro foi muito proveitoso e que a ideia é que ele se repita a cada 30 dias para dar continuidade às discussões. A próxima reunião já está marcada para o próximo mês, desta vez na Câmara dos Deputados. A Câmara está disposta a dar celeridade a tudo. Não queremos ficar amarrados a medidas provisórias o tempo inteiro. Têm coisas que podem ser votadas. Projetos que são importantes para o Brasil, garantiu.

Outro ponto discutido na reunião foi a intervenção do STF em questões que deveriam ser aprovadas pelo Congresso. O colégio de líderes, juntamente com o ministro Gilmar Mendes, irá levantar casos que dependem de regulamentação e dar prioridade a eles. Talvez nem a Câmara esteja sabendo o que está em aberto, destacou o deputado.