07/02/2023 - 16:36 | última atualização em 09/02/2023 - 16:27

Idealizadora do primeiro censo da advocacia fluminense, secretária-adjunta da OABRJ convoca comissões para garantir respeito à diversidade

Clara Passi

Para que o primeiro censo que a OABRJ promoverá junto à advocacia fluminense traduza com fidelidade as características identitárias da classe, a idealizadora do projeto, a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos, pediu a representantes de comissões temáticas da casa que formulassem perguntas para compor o questionário que será usado na coleta de dados estatísticos.

O respeito à diversidade é um pilar central da iniciativa, portanto foram convocados os presidentes da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira; o da de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), Henrique Rabello; a presidente da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa, Fátima Henriete; a representante da OAB Jovem, Ane Medeiros; e a representante do Fórum Estadual de Mulheres Negras, Flávia Monteiro, grupo que, de acordo com Mônica, foi o grande provocador da iniciativa. O encontro foi realizado na quarta-feira, dia 1º, e contou com a participação das pesquisadoras no Núcleo Estruturante do Projeto Mulher + Segura da Uerj (parceira da OABRJ no projeto), Beatriz Silveira e Giovana Mariano de Jesus.

Os consultores se comprometeram a apresentar as perguntas até o fim deste mês, a tempo da primeira reunião do grupo com os cientistas de dados da Uerj, marcada para o início de março.

“São diversas camadas e recortes para dar conta, e tudo será feito com muita responsabilidade”, garante Mônica.

O levantamento inédito, que vai, finalmente, mostrar a cara da advocacia fluminense para refinar a elaboração das políticas institucionais da Seccional, começou a ser concebido no contexto da adoção da cota racial de 30% nas eleições internas da Ordem a partir de novembro de 2021. O amplo debate gerou a necessidade de dados mais consistentes sobre a composição da Ordem, no que diz respeito à raça e todas as demais pluralidades sociais da advocacia.

"O questionário que será apresentado aos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias respeitará os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (anonimidade, transparência e a proteção dos dados) e incluirá os impactos duradouros da pandemia da Covid-19 nas condições de trabalho da classe",  frisa a secretária-adjunta.